Fatos, curiosidades e localização da Constelação de Órion

A Constelação de Órion é uma das constelações mais conhecidas de todos os conjuntos estelares já catalogados. Devido a seu tamanho, localização e por abrigar algumas das estrelas mais brilhantes de todo o céu, desperta curiosidade e é fonte constante de estudo.

De fato, há muito o que falar sobre a Constelação de Órion: tanto fatos astronômicos, quanto mistérios e histórias de antigas civilizações!

Constelação de Órion – Como Localizar

Das 88 constelações modernas catalogadas, a Constelação de Órion ocupa a 26ª posição em relação a tamanho, e está localizada no equador celeste.

Devido a esses dois fatores, é facilmente avistada por praticamente todas as regiões da Terra: tanto no hemisfério sul, quanto no hemisfério norte. Entretanto, aqui no Brasil é mais facilmente avistada em dezembro e janeiro, ou seja: nos meses de verão.

Leia também:
Os 14 melhores lugares para observar as estrelas no Brasil

Em primeiro lugar, caso queira identificá-la no céu noturno, procure o Cinturão de Órion: também popularmente conhecido pelos brasileiros como as 3 Marias. Ficou mais fácil, certo?

A partir dessas estrelas a constelação fica muito mais fácil de ser encontrada.

Por outro lado, se mesmo assim você ainda sinta dificuldade, temos uma matéria sobre como localizar estrelas no céu e em mapa das estrelas.

Inclusive com dicas de aplicativos para ver estrelas de uma forma mais simples e prática! ?

Constelação de Órion – Estrelas

 A Constelação de Órion abriga 81 estrelas no total, sendo que duas fazem parte das estrelas mais brilhantes de todo o céu: Rigel e Betelgeuse.

Rigel (também conhecida como Beta Orionis, 19 Orionis) é a estrela mais brilhante da constelação e a sexta estrela mais brilhante do céu.

Sua magnitude aparente (brilho observado por um observador aqui na Terra) é de 0,18 e é uma supergigante azul que possui 85.000 vezes a luminosidade do Sol.

Leia também:
12 curiosidades e tudo o que você precisa saber sobre as estrelas

Já Betelgeuse é a segunda estrela mais brilhante da Constelação de Órion e a oitava estrela mais brilhante no céu.

É um supergigante vermelho de magnitude aparente de 0,42, com cerca de 10 milhões de anos de existência e está a cerca de 200 anos-luz de distância de nós.

De fato, pertencer à classificação gigante vermelho significa a última fase da estrela. Portanto, pode ser que logo (ou mesmo em alguns milhares de anos) essa estrela exploda, gerando um brilho tão intenso que seria possível observá-lo mesmo durante o dia.

Asterismos de Órion

Em outras palavras, asterismo significa um conjunto de estrelas que, alinhados, formam um objeto ou padrão reconhecível.

 Cinturão de Órion

Anteriormente, falamos sobre as 3 Marias, que são um asterismo de Órion.

São três estrelas brilhantes (Mintaka, Alnilam e Alnitak), que formam uma linha reta – que também pode ser interpretado com o Cinturão de Órion.

Triângulo de Inverno

Da mesma forma, Betelgeuse também forma com as estrelas Sirius (da constelação Cão Maior) e Procyon (da constelação Cão Menor) o Triângulo do Inverno, um asterismo facilmente identificável nessa estação.

Nebulosa de Órion

Fonte: Telescópio Hubble

As nebulosas são nuvens interestelares de poeira, hidrogênio, hélio e outros gases ionizados, normalmente resultado de uma supernova, ou seja: produto de uma explosão estrelar.

A Nebulosa de Órion é uma das mais brilhantes do céu e pode ser vista sem binóculos em um dia de céu limpo e sem interferência de poluição luminosa.

Tem magnitude de 4,0 e está a 1.344 anos-luz de distância da Terra.

A olho nu, a Nebulosa de Órion aparenta ser a “estrela” central da constelação, ao sul do Cinturão de Órion – ou como alguns preferem citar, na espada que Órion carrega consigo.

Mitos sobre constelações – Órion

Há várias versões sobre Órion na mitologia grega, mas uma delas conta que ele era um caçador extremamente belo, filho do deus Poseidon e Euryale (filha de Minos, o rei de Creta).

Órion teria se apaixonado pelas Plêiades (as Sete Irmãs), filhas de Atlas e Pleione (filha do Oceano).

Para evitar a perseguição do caçador a elas, Zeus teria colocado a todos no céu, formando a constelação de Órion.

O aglomerado de estrelas Plêiades pode ser observado na constelação de Touro, com Órion ao lado, perseguindo-as.

Outra versão famosa é sobre a morte de Órion: um escorpião teria sido enviado pela deusa Ártemis para matá-lo, e sempre que a constelação de Escorpião aparece no céu, a de Órion se afasta (em uma eterna fuga de quem o picou).

Se quiser saber mais sobre esse mito e outros das constelações do zodíaco? Veja nossa matéria Constelações dos signos e a Mitologia Grega.

Mistério 3 pirâmides – Constelação de Órion

A Constelação de Órion, por ser facilmente identificada no céu, permitiu que muitos povos e navegantes se orientassem através dela e das constelações que a cercam.

Desde então, se tornou referência para os povos anunciando o início do verão (no hemisfério sul) e a melhor época para colheitas, por exemplo.

Porém, alguns fatos curiosos foram notados ao longo do tempo. Supostamente, as pirâmides de Gizé, no Egito, estão alinhadas exatamente de acordo com a disposição das estrelas do Cinturão de Órion.

Da mesma forma, as 3 pirâmides da antiga cidade de Teotihuacan, no México, também apresentam a mesma semelhança com as estrelas da constelação.

Tanto a pirâmide da Lua, quanto a do Sol e a de Quetzalcóatl estariam dispostas na mesma proporção e alinhamento das 3 Marias.

Somente uma coincidência?

Presente – Estrelas

Já que você se interessa pelas estrelas, constelações e universo…que tal um presente que tenha tudo a ver com esse tema?

Nós fazemos quadros com mapas das estrelas que mostram exatamente como estava o céu em determinado data, local e horário!

Dessa forma, você poderá ver com qualidade e perfeição o céu eternizado em dia especial, que pode ser tanto do passado, quanto do futuro.

Leia também:
Presente difenciado: porque criar seu mapa das estrelas conosco

Por isso, é um ótimo presente para namorado, presente para amiga ou mesmo um presente para você mesmo(a)!

Ainda, você pode colocar uma frase especial que traduza tudo o que esse momento especial representa.

Caso queira ideias, temos uma matéria com dezenas de frases e pensamentos separados por temas para você se inspirar:

imagem ilustrando matéria de frases e pensamentos

Crie o seu mapa das estrelas agora mesmo, aqui.

Não deixe que o brilho se apague: faça com a Constelação de Órion e tenha um lugar especial em um céu que é só seu. ?

Continue lendo

Signo de Peixes – Características de Peixes, combinação e muito mais!

Astrologia

Signo de Peixes – Características de Peixes, combinação e muito mais!

O Signo de Peixes é o mais empático dos signos do Zodíaco. Veja as características dos piscianos, ascendente, combinações e muito mais!

#astrologia #astrologia peixes #peixes #peixes signo #signo de peixes

Constelação de Gêmeos – Saiba tudo sobre ela

Astronomia

Constelação de Gêmeos – Saiba tudo sobre ela

A Constelação de Gêmeos é uma das Constelações do Zodíaco e sua história é incrível! Veja essa e outras informações astronômicas sobre ela.

#constelação de gêmeos

2021 na astrologia – O que esperar e 7 conselhos

Astrologia

2021 na astrologia – O que esperar e 7 conselhos

O ano de 2021 na astrologia promete ser desafiador e de mudanças. Veja o que os astros reservam e como se preparar da melhor forma!