5 desertos ao redor do mundo para observar as estrelas

Já falamos sobre os incríveis lugares no Brasil que são perfeitos para observar as estrelas. Mas se você quer se aventurar por outros lugares do mundo e tem essa oportunidade…te daremos o caminho das pedras (ou das estrelas?) para você fazer da sua viagem internacional ainda mais especial com a observação do céu noturno!

Se o seu perfil é mais aventureiro e ama se conectar com a natureza e seus mistérios, lendas e formações geológicas ao longo do tempo…uma viagem por desertos ao redor do mundo, visando observar as estrelas, é o destino ideal. Além de inesquecível, como provaremos a seguir!

Separamos alguns dos desertos mais bonitos ao redor do mundo para você se empolgar e mergulhar em uma viagem única!

Chile – Deserto do Atacama

imagem de camping no meio do deserto do atacama, sob milhares de estrelasO deserto do Atacama é um dos desertos mais árido do mundo! Praticamente perfeito em qualquer época do ano para observar as estrelas, é uma questão de princípios ir para lá e fazer um tour astronômico, que pode ser reservado nas agências locais. Desde os mais místicos até os mais “técnicos” (como os focado em fotografia do céu noturno), temos certeza que se pesquisar e se planejar, fará um passeio inesquecível. Mas é importante se programar: em noites de lua cheia nem sempre fazem o passeio por conta da luminosidade (que prejudica a observação) e também contam com as condições do céu, muitas vezes cancelando e reagendando o passeio. O ideal é observar o calendário lunar antes de ir e não deixar para os últimos dias!

Também é lá que está o Atacama Large Millimeter Array (ALMA), a maior rede de telescópios do mundo. Com 66 antenas a mais de 5.000 metros de altitude, é referência no mundo todo para observação de estrelas e captar detalhes absurdamente precisos e pequenos porque capta ondas luminosas milimétricas. Para visitar o local você deve reservar com antecedência de vários meses (porque são poucas e concorridas vagas!), por aqui. (link em inglês e espanhol)

Leia também: “12 curiosidades e tudo o que você precisa saber sobre as estrelas

Marrocos – Deserto do Saara

Impossível falar sobre desertos sem mencionar o monstruoso deserto do Saara, que ocupa cerca de 10% de todo o continente africano (!!) é o mais quente do mundo e perfeito para ver as estrelas nas condições climáticas ideias. Isso por ser afastado da civilização e da poluição luminosa e contar com lugares bem inóspitos! Mas se você acha que só os nativos conseguem observar as estrelas lá, está bem enganado…você consegue contratar uma agência marroquina (a dica é a Sahara Desert Crew – link em inglês e espanhol) e dormir no deserto de modo mais simples até o mais luxuoso, dependendo é claro da sua motivação e orçamento. Os passeios podem ser feitos de carro ou dromedários (vamos de carro pra não maltratar os bichinhos né?) e normalmente são instalados em tendas que ficam em vales para se proteger do vento “cruel” que sopra à noite. Quer experiência de observar o céu estrelado mais fantástica que essa?

imagem da via lactea atras das dunas do saara

Continente africano – Deserto do Namibe

Do sul da Angola ao norte da Namíbia, o deserto do Namibe provavelmente é o mais antigo dos desertos da Terra, com 80 milhões de anos e suas dunas avermelhadas, características da oxidação de ferro ao longo dos anos. Suas reservas naturais são preservadas usando somente luzes vermelhas de baixa intensidade, o que ajuda a torná-lo um dos locais “mais escuros do mundo” à noite, ideal para ver as estrelas. Com suas dunas que podem chegar a 300m de altitude é conhecido por sua visão 360° do céu estrelado (“Namib” significa “espaço aberto” na língua Nama). É possível alugar um lodge (abrigo para estadias curtas), por exemplo, e ficar isolado de tudo e todos para poder contemplar as estrelas e outras belezas do deserto da Namíbia.

Austrália – Outback

imagem_de_uluru_na_australia_sob_o_por_do_sol_30Se você já pensou em comida, esqueça suas lombrigas: o Outback australiano nada mais é do que um deserto que se estende desde o leste até o oeste do país e tem como parte da aventura muito calor devido à aridez e também a possibilidade de se deparar com alguns bichos bem exóticos: como aranhas tamanho família ou as cobras mais venenosas do mundo. Por isso, é recomendado ir com guias e agências de turismo, mas não se engane: a viagem vale totalmente à pena, apesar de não ser tão barata. Observar as estrelas na região do Outback é simplesmente fascinante, sendo possível ver a via láctea bem nitidamente. Nas lagoas de sal as estrelas ficam refletidas no solo, criando um espelho maravilhoso e um cenário de tirar o fôlego. Uma opção de passeio guiado é de Alice Springs a Uluru (link em inglês e espanhol), conhecendo marcos naturais, experiências de grupo em cooperação, aprender sobre os aborígenes indígenas e claro, dormir sob as estrelas em um passeio bem roots, mas interessantíssimo.

Leia também: “O misticismo das estrelas e constelações na História

Estados Unidos – Deserto de Mojave e Death Valley National Park

O deserto do Mojave é o deserto mais seco da América do Norte. A paisagem ali é fascinante e abriga o Death Valley National Park (ou Parque Nacional Vale da Morte), que fica somente a duas horas de Las Vegas e abriga (surpreendentemente) um dos céus mais escuros do país. Com muitos e muitos hectares e cenários montanhosos, ali é cenário para eventos constantes de astronomia e passeios frequentes organizados pelos funcionários do parque até a Badwater Basin para observar as estrelas e os astros. Vale muito a pena esticar sua viagem para lá (afinal não é tão distante das grandes cidades) e no site Tô Pensando em Viajar você encontra algumas dicas bem bacanas.

Gostou desse post?

Os desertos nos deixam de boca aberta com suas paisagens estonteantes e a vida que sobrevive ali, mesmo em meio às dificuldades impostas.

Se gosta desse tipo de viagem e ama observar as estrelas em sua quase que totalidade, temos certeza que registrar um momento especial da sua vida ou mesmo uma viagem dessas em que teve o privilégio de ver as estrelas, que só cerca de 60% de toda a população mundial pode ter…seria muito significativo.

Confira nossos quadros e pôsteres do seu mapa das estrelas e veja como transformar uma data especial em um presente único e que vai deixar um lar mais lindo e cheio de memórias. Afinal viajar é alimentar a alma e nos traz sensações que nunca mais podemos esquecer.

Conte com a gente para guardar com carinho suas lembranças não só no coração, mas também em um lugar que pode ver sempre e voltar àqueles momentos.

Continue lendo

O poder das palavras e como elas afetam as relações

Relacionamentos

O poder das palavras e como elas afetam as relações

O poder das palavras é algo inconsciente: nós nem sempre paramos para refletir à fundo sobre o quanto elas podem nos ajudar ou mexer com as nossas emoções. Porém, o fato é que elas refletem nossos sentimentos e são determinantes para que a nossa vida faça mais sentido. A Psicologia diz que as palavras têm […]

Como comemorar aniversário de casamento? 8 ideias para ativar o romance!

Datas Comemorativas

Como comemorar aniversário de casamento? 8 ideias para ativar o romance!

Quer saber como comemorar aniversário de casamento e passar um momento incrível com seu amor? Não perca nossas dicas! ;)

Planeta Urano – Curiosidades e características

Astronomia

Planeta Urano – Curiosidades e características

O planeta Urano é um mais distantes do sol e é muito interessante do ponto de vista astronômico, astrológico e mitológico. Confira tudo!

#planeta urano #urano