Pense em uma parede branca. Ela transmite o que a você? Paz? Tédio? Agora pense em uma parede com os quadros no estilo que você gosta. Melhorou? Decorar com quadros tem o poder de refletir como um espelho a nossa personalidade e aquilo que achamos mais belo.
Seja na nossa casa ou escritório, a decoração da parede definitivamente passa uma mensagem e todos queremos que seja agradável aos olhos. Mas muitos ainda tem dúvidas de como escolher o melhor quadro para decoração da casa ou em como fazer uma composição que seja harmoniosa com o todo. Vamos dar algumas dicas para te ajudar nessa empreitada que pode ser bem confusa que é a decoração com quadros.
Personalidade x mensagem
Primeiro você tem que ter em mente o que quer transmitir com esse item de decoração e o ambiente o qual você vai decorar. Na nossa casa temos mais liberdade para criar e usar as cores e formas que quisermos. Mas em um escritório tendemos a querer que as pessoas sintam confiança, seriedade ou inspiração a seu redor e para isso podemos recorrer a quadros modernos ou quadros abstratos, por exemplo.
Essa é a primeira coisa que deve ser levada em conta!
Quadros do restaurante Ruella, em São Paulo.
Alguns restaurantes ou comércios são inclusive conhecidos por sua criatividade com a decoração de suas paredes, como é o caso do famoso bistrô Ruella, em São Paulo. Os quadros e a iluminação podem ter uma influência tão positiva dentro de nós que podemos querer voltar a um lugar só pelo conforto emocional que aquele ambiente nos proporciona.
Já as possibilidades para o nosso lar são infinitas: desde quadros decorativos para sala com flores, quadros com frases, quadros personalizados, quadros com lousa e por aí vai. Também é possível fazer composições com kit de quadros, respeitando algumas limitações de tamanho e coesão com os demais itens de decoração.
Cores e tamanhos
Uma dica para escolher o melhor quadro para você é prestar atenção ao ambiente e perceber suas cores e demais objetos. Algumas regrinhas que podem ajudar são:
- Ambientes monocromáticos casam bem com itens coloridos, assim como ambientes com bastante cor pedem toques de objetos mais neutros
- Quadros com tons similares criam a ideia de unidade, ainda mais se combinados com uma paleta de cores com outros itens (como por exemplo as almofadas)
- Quadros grandes ajudam a dar a sensação de que o ambiente é maior
- Cuidado com o tamanho e a quantidade de composição dos itens. Algumas sugestões de posicionamento são:
- Altura: Entre 1,60m a 1,70m de altura em relação ao chão para que tanto baixinhos quanto os altões possam ver com clareza
- Sofás: recomendado que as molduras fiquem entre 20cm e 25cm mais altas em relação ao encosto
- Cama: segue a mesma regra do sofá em relação à cabeceira, ou em torno de 60cm em relação ao chão e a regra
- Respeite o tamanho da parede e também não enlouqueça na composição..rs.
Veja a imagem com sugestão para compor quadros em paredes pequenas, médias e grandes do site Dicas de Mulher, e também de composições criativas encontrada no Pinterest.
Vínculo emocional
Batemos nessa tecla, mas falar de decoração e não falar em emoção e sentimento é a mesma coisa que nada! Escolha sempre itens que façam com que o seu ambiente traga boas vibrações para você e para os demais, especialmente se for a sua casa, já que ela carrega toda a sua identidade.
Não deixe seu espaço sem criatividade e tristonho! Hoje a facilidade de se encontrar um item de decoração é enorme, inclusive com quadros decorativos para sala para imprimir, como é o caso dos pôsteres do Mapa do Meu Céu: você tem a opção de receber o arquivo para impressão ou ser entregue impresso na sua casa. Prático ao extremo e com toda aquela mensagem que a gente quer passar adiante: amor e valorização de momentos especiais nas nossas vidas, agregando valor ao seu lar e trazendo alegria para sua alma. ? Dê esse presente personalizado para alguém que você gosta, que temos certeza que vai compor da melhor forma com o tamanho do carinho que você dedicou.