Shopping cart
R$0,00
coração decorativo com alianças dentro

Decoração de casamento simples: dicas e sugestões!

Seja por questões financeiras ou mesmo pelo estilo dos noivos, muita gente opta por um casamento intimista simples. O problema é que às vezes os amigos ou familiares ficam responsáveis pela decoração de casamento simples e não tem tanta noção do que fazer para que fique harmonioso e ao mesmo tempo transmita todo o amor e leveza que o grande dia pede. Vamos dar algumas dicas para casamento simples que são práticas e te ajudarão a criar a decoração perfeita!

Decoração de casamento DIY

O casamento simples normalmente tem um ar de aconchego e paz. Porém se você quiser esse resultado através de uma decoração de casamento DIY (ou seja: do it yourself ou traduzindo “faça você mesma”) tem que saber que vai ser necessário ter paciência, tempo e disposição! Esse modelo é trabalhoso mas também pode ter como resultado um casamento econômico chique.

Como organizar um casamento simples e barato

O planejamento é essencial para ter um casamento sem estresse. Veja quanto tempo falta para você casar e divida suas tarefas por categorias, ou seja:

  • Lugar para casar
  • Lista de convidados
  • Decoração
  • Comida / buffet
  • Música
  • Roupas dos noivos

…e assim por diante!

Faça listas ou conte com aplicativos de organização de casamento, como o Wedding Happy (que organiza as tarefas e as divide por tempo e responsáveis) ou o My Wed (para Android, organiza tarefas, custos e lista de convidados).

Isso vai trazer clareza sobre as coisas que são essenciais e que precisam ser organizadas para ter um casamento simples e barato – dentro do tempo disponível. Vai evitar muita dor de cabeça e perda de tempo!

Procure ajuda dos amigos e familiares

A gente sabe que você tem muitos detalhes do casamento para ver. E tudo bem, isso é normal!

Após organizar as tarefas, as divida pelo tempo ideal e aprenda a delegar o que for possível para ter paz e serenidade nas suas próprias escolhas.

Para isso conte com a ajuda da sua mãe, sogra, melhores amigas e claro: do noivo! Reúna quem é disposto a ajudar e lhes forneça tarefas claras, como por exemplo: buscar X quantidade de flores Y no “armazém do Zezinho”, dia tal. Isso faz com que as pessoas não fiquem perdidas e que você tenha tempo para outras tarefas mas não fique preocupada se vão executá-las corretamente.

Escolha bem seus fornecedores para casamento

decoração de casamento simples pede força de vontade porque normalmente os fornecedores de casamento que entregam soluções casadas (ou seja: decoração e buffet, por exemplo) costumam ser práticos, porém não tão em conta.

É possível visitar o centro comercial da sua cidade (a Rua 25 de Março em São Paulo por exemplo tem inúmeras lojas especializadas em eventos) em busca de opções baratas e bonitas para o seu casamento, no esquema pré-pronto ou de novo: itens para a decoração de casamento diy.

Também é uma ideia visitar o CEASA (Centrais Estaduais de Abastecimento) da sua cidade e buscar por quem vende flores ali e entender como pode ser feita a retirada e quando. Uma dica é a flor “mosquitinho”, que é uma opção linda e barata para decorar e pode fazer volume à outras flores da estação.

De qualquer forma, assim como em grande e luxuoso casamento, o casamento simples também pede para que você confie em quem irá te fornecer os materiais necessários, preparar a comida, tirar as fotos, celebrar a cerimônia e mesmo te preparar para o grande dia. Conte com pessoas que tenham referências, que você conheça e que te transmitam segurança e responsabilidade para não ter surpresas desagradáveis.

Decoração de casamento simples e elegante

 Altar de casamento simples

O altar de casamento é um item muito importante. Nesse local é onde os noivos se encontrarão no grande dia, farão as juras de amor e todos os olhos e as fotos estarão voltados.

Por isso é possível que a decoração de casamento simples inclua um altar bonito e charmoso, sim!

Altar de casamento com letras na parede e composição de planta como moldura. Imagem Pinterest via Blog Elo7
Imagem Pinterest via Blog Elo7

altar de casamento com cortina de luzes. Imagem Pinterest via Lápis de Noiva
Pinterest via Lápis de Noiva

Mural de fotos em casamento

As fotos dão um toque especial para a decoração de casamento dyi e são como uma linha do tempo do casamento de vocês. A ideia é misturar fotos engraçadas, românticas, de viagens e mesmo de vocês com os convidados.

O Pinterest tem várias ideias como usar fotos em casamento, que vão desde os famosos cordões de fotos penduradas, quanto painéis ou usar as fotos dos noivos para deixar recados.

Varal de fotos em parede de casamento. Imagem Pinterest via Como Fazer em Casa
Imagem Pinterest via Como Fazer em Casa
Varal de fotos de casamento em arco circular, com noiva o segurando. Imagem Pinterest via We Are Ideas
Imagem Pinterest via We Are Ideas

Essa ideia é muito usada e traz personalidade e intimidade ao evento, quando seus convidados vão poder admirar de perto um pouquinho da vida de vocês juntos até o dia do casamento.

Ainda nesse tópico, hoje há algumas opções baratas de máquinas fotográficas instantâneas. É uma boa ideia também para tirar fotos descontraídas e tornar o casamento intimista simples mais divertido. A sugestão é ter uma para a noiva e outra para o noivo, assim podem analisar o ponto de vista de cada um do dia do casamento. 🙂

Iluminação casamento simples

A iluminação é essencial! Muitos casais que optam pelo casamento simples buscam lugares abertos como no campo ou mesmo praia. A luz natural traz um efeito maravilhoso e potencializa a decoração simples de muitas formas! Ainda mais se der para ver aquele pôr do sol maravilhoso, que traz um clima de romance.

Cerimônia de casamento no pôr do sol. Imagem Pinterest via Aceito Sim
Imagem Pinterest via Aceito Sim

Para festas que acontecem à noite, uma boa opção são sempre as cortinas de luz e os pisca pisca. Você os encontra de vários formatos e tamanhos, por exemplo, no Mercado Livre (é bom observar a reputação do fornecedor sempre, disponível na página do item – ela tem que ser sempre “verdinha”). Essas luzes podem ser usadas para enfeitar o painel da mesa de bolo, penduradas sob as mesas ou mesmo em alguns pontos estratégicos.

Casal dança próximo a cortinha de luz. Imagem Pinterest via Tudo Especial.
Imagem Pinterest via Tudo Especial
luzes penduradas em teto sob mesas de um casamento. Imagem Pinterest via Paraná Noivas
Imagem Pinterest via Paraná Noivas

Casamento sustentável

Além de ser uma alternativa barata para casamento, os itens reciclados e reaproveitados podem trazer todo um charme para a decoração de casamento simples!

Utilizar garrafas de vidro com luzes e/ou flores penduradas ou nas mesas, potes pintados com recadinhos, flores plantadas, iluminação de led (menor gasto de energia) e outros itens reaproveitados são além de graciosos, itens de um assunto que está super em pauta: casamentos sustentáveis!

Caso opte por flores de corte, saiba que existem alguns programas de reutilização dessas flores: como em asilos ou em festas beneficentes.

flores decorativas em potes de vidro decorados. Imagem Pinterest via Revista Artesanato
Imagem Pinterest via Revista Artesanato
velas penduradas em vidros, pendurados em árvore. Imagem Pinterest via Sortra
Imagem Pinterest via Sortra

Detalhes em casamento simples

Por fim, mas não menos importante…os detalhes na decoração de casamento simples e elegante são essenciais! Tudo o que traz sentimento e um toque de vocês é válido.

Para um casamento rústico é possível preencher os espaços com escadas de madeiras decorados, painéis…

Escada de madeira decorada em casamento. Imagem Pinterest via Noiva Carioca
Imagem Pinterest via Noiva Carioca

Para os casamentos descontraídos utilizar cadeiras e mesas de padrões diferentes ou mesmo puffs espalhados pelo ambiente…

Puffs espalhados ao redor de mesas em casamento na praia. Imagem Pinterest via Estilo Consultorias
Imagem Pinterest via Estilo Consultorias

Para casamentos simples e delicados as flores de papel, os origamis brancos ou coloridos e os corações têm um papel de leveza…

Cortina de flores de papel em casameno. Imagem Pinterest via Casando sem Grana
Imagem Pinterest via Casando sem Grana

Mas o que é comum à decoração de casamento simples é torná-la única e especial para o dia do casamento! Os detalhes que vão deixar o grande dia com a carinha de vocês farão um conjunto emocionante e inesquecível.

Para isso conte ainda com o quadro decorativo do Mapa do Meu Céu! Esse quadro da posição das estrelas de uma data especial – como o dia do casamentoprimeiro beijo ou primeiro encontro – é lindíssimo, personalizado com cores e frase de amor que você achar que mais combinam com a sua decoração de casamento simples e com os noivos!

Muitos de nossos clientes utilizaram para tornar seu casamento intimista e mostrar para os convidados como o universo uniu duas pessoas que se amam tanto.

imagem de quadro do Mapa do Meu Céu decorando mesa de casamento

E o melhor: depois ele pode fazer parte ser um quadro decorativo para quarto do casal, né? Conte com a gente para tornar esse dia tão importante ainda mais único e personalizado com o céu estrelado de um dos dias mais importantes da vida. Veja como criar e personalizar o seu aqui.

Datas Comemorativas Decoração Relacionamentos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Texto sobre o Dia da Mulher obrigatório para homens e mulheres
Next reading
O que dar de presente de casamento