O planeta Saturno é o segundo maior do sistema solar, perdendo apenas para seu vizinho Júpiter. Seu sistema de anéis e luas chama muito a atenção, assim como algumas outras características que possui.
O sexto planeta mais próximo ao Sol é conhecido desde a antiguidade e seus anéis podem ser vistos mesmo aqui na Terra!
Saiba tudo sobre o que envolve Saturno: seja na astronomia, na astrologia ou na mitologia.
Como é o planeta Saturno?
Assim como Júpiter, Urano e Netuno, o planeta Saturno é um dos planetas gasosos, composto basicamente por hidrogênio (97%), além de outros gases como hélio e metano.
Seu núcleo é rochoso, gelo e água. Provavelmente, por estar a mais de 1,427 bilhões de km do Sol, Saturno não recebe tanto o calor do astro e se mantém em uma temperatura bastante fria.
A temperatura média de Saturno é de -125°C, com sua composição sendo menos densa que a da água. Portanto, se conseguíssemos colocar o gigante gasoso em uma imensa bacia de água, flutuaria. Engraçado, não?
Apesar disso, seu volume é cerca de 755 vezes maior que o do nosso planeta! E seu diâmetro é de 120 536 km, ou seja: cerca de 9,4 vezes o diâmetro Terrestre.
O que capta a nossa atenção logo de cara, também, são seus diversos anéis.
O que são os anéis de Saturno?
Os anéis de Saturno fazem parte de sete grupos principais: A, B, C, D, E, F e G.
A principal teoria é de asteróides que se chocaram contra o planeta ou suas luas, desprendendo partículas que começaram o movimento gravitacional ao redor de Saturno.
Os anéis são formatos por gelo, rocha e poeira e há cálculos que apontam que o diâmetro do sistema anelar chega a até cerca de 280 mil km em algumas regiões – porém a espessura de cada um não passaria da média de 1km.
Ainda que Júpiter, Urano e Netuno também possuam anéis, somente os de Saturno são visíveis aqui da Terra.
Quantas horas dura um dia em Saturno?
O movimento de rotação do astro é de 10 horas e 39 minutos, sendo o segundo mais rápido do sistema solar, logo após do planeta Júpiter.
Devido a esse fator, também seu formato é mais achatado nos polos, que tem menor tamanho em relação a sua área equatorial.
Anéis de Saturno -imagem Nasa
Quanto dura um ano em Saturno?
Certamente você não gostaria de viver em Saturno, pois enquanto aqui o ano dura 365 dias, no planeta é preciso 29 anos, 167 dias e 6 horas para dar uma volta completa ao redor do Sol e fazer seu movimento de translação!
Quantas luas tem Saturno?
Atualmente, o planeta Saturno detém o título de planeta com o maior número de luas do sistema solar.
São 82 satélites naturais orbitando a seu redor, 3 do que as conhecidas em Júpiter.
A mais famosa é Titã, a segunda maior do sistema solar – perdendo apenas para Ganimedes, de Júpiter. Aliás, ela chega a ser até maior do que o planeta Mercúrio.
Superfície do satélite Titã, imagem da Nasa
Planeta Saturno na Astrologia
No campo da astrologia, o planeta Saturno também rege um signo do Zodíaco e exerce influências sobre nós com seus trânsitos.
O astro está intimamente ligado ao que nos limita, mas ao mesmo tempo nos traz muito aprendizado. É um regente ligado à disciplina, prudência e amadurecimento.
Ainda, é associado à casa 10, ligada à carreira e ao nosso lugar na sociedade.
Quanto ao signo, rege Capricórnio, um signo que é muito voltado ao raciocínio, determinação e ambição. Você pode conferir a personalidade dos signos na matéria que fizemos especialmente sobre isso. ?
Portanto, a posição de Saturno no seu mapa astral indica a busca por excelência naquela determinada área. É onde você se sentirá mais compelido(a) a superar as limitações e talvez isso lhe traga algum conflito interno.
Além disso, muito se fala também sobre o chamado “Retorno de Saturno”. Já que o planeta Saturno demora em média 30 anos para dar uma volta completa ao redor do Sol, quando temos essa idade temos grande impacto causado pelo astro.
Enquanto marca nossos limites, é um período de descoberta, lidar com nossos medos e conflitos e evoluir. É quase que uma passagem ritualística do ponto de vista astrológico, quando deixamos ser crianças e nos tornamos adultos – cheios de responsabilidades e cobranças.
Nesse aspecto, muitas vezes somos estimulados energeticamente a nos desligar de hábitos, pessoas e crenças que não nos vestem mais.
Embora isso possa ser doloroso, também é algo que faz parte da nossa própria evolução, então é necessário em busca de um caminho mais claro.
Planeta Saturno na Mitologia
O planeta Saturno é um deus romano, que na mitologia grega equivale a Cronos, o filho do Céu (Urano) e da Terra (Gaia).
Ele representa o tempo e sua passagem muitas vezes cruel. Cronos toma o lugar de seu pai, que é tomado pela confusão, mas logo depois tem conhecimento de uma profecia que dizia que o mesmo aconteceria consigo.
Com medo do destino, após casar com Reia (uma titânide também filha de Urano e Gaia), começa a devorar seus filhos para evitar ser deposto.
Esse fato é muito curioso, à medida que faz um parelho com o próprio tempo, que tudo consome sem piedade ou delongas para cumprir sua própria função.
Representação de Cronos devorando um de seus filhos
Porém, um dia a profecia se cumpre e Zeus (que até então estava escondido pela mãe) lhe dá uma poção para que vomite todos os filhos previamente engolidos.
Uma grande luta se desenrola, e Zeus finalmente toma o seu posto.
Há algumas versões que apontam que ele foi tornado prisioneiro por um tempo, depois reaparecendo e estabelecendo um período de paz e de ensino aos homens sobre a Agricultura.
É bonito pensar que na nossa vida ocorre o mesmo: a princípio somos inconsequentes e impulsivos, enquanto com o passar dos anos nos tornamos mais sábios, experientes e pacientes.
Assim sendo, somos realmente como o plantio, que ao longo do tempo evolui e dá frutos produtivos.
Planeta de presente
Gostou de saber todas essas informações sobre o segundo maior planeta do nosso sistema solar?
Saturno foi e ainda é um planeta muito importante para a astronomia e astrologia, e seu estudo é constante!
Que tal então dar um presente de planeta para uma pessoa querida, que é ligada à ciência, misticismo ou simplesmente aprecia as belezas do universo?
Nós do Mapa do Meu Céu criamos os chamados mapa dos planetas, que mostram exatamente como estava o trânsito planetário em um dia específico.
O resultado é muito bonito, além de ser um presente criativo e único. Além de contar com o alinhamento dos planetas (que muda o tempo todo), também é totalmente personalizado com a frase de amor que desejar, as cores, tamanho e mais.
Crie o seu mapa dos planetas e tenha mais pertinho de você ou de alguém especial não só o “planeta do tempo” quanto todos os demais, marcando uma data que merece ser recordada e estampada pela eternidade.
Gostou desse artigo?
Então, corre para o nosso blog e saiba tudo sobre astronomia e muito mais!
Além disso, não se esqueça de acompanhar o nosso trabalho no Instagram.