Qual é o papel do pai nas nossas vidas?

Quantas vezes ouvimos de nossos pais a frase de que o dia em que nascemos foi o dia mais especial de suas vidas? Pode parecer que estão só querendo nos agradar, mas a verdade é que algo mágico acontece quando saímos do quentinho do útero para explorar o universo e os nossos olhares se cruzam pela primeira vez. Criamos uma ligação emocional profunda e única com eles. Com a mãe o elo sempre é mais “natural” e claro – afinal ela nos carregou por meses e seu corpo todo mudou por conta da gravidez. Mas o pai também tem um papel super importante no nosso desenvolvimento….você sabe exatamente qual é?

Formação da nossa personalidade

Mais do que nos dar a passagem para essa coisa incrível que é a existência, foi comprovado que a influência dos pais é decisiva para a construção do nosso caráter e personalidade. No caso do pai especificamente, estudos mostram que sua presença ativa e amorosa traz conforto e nos faz criar um sentido de independência (uma vez que a nossa atenção não fica completamente voltada à nossa mãe), coragem e diversidade. O pai é quem nos apresenta um mundo vasto e cheio de descobertas fantásticas!

Esse aprendizado nos torna mais empáticos na vida adulta e talvez seja por isso que você tenha ganhado aquela promoção no trabalho ou aquele docinho de um amigo. Já pensou que bacana?

Relacionamento com parceiros

Também é conhecida aquela máxima de Freud que diz “um homem procura uma mãe em sua esposa e uma mulher busca um pai em seu marido”.
Isso pode parecer um pouco assustador ou esquisito para alguns, mas estudos apontam que, de fato, as mulheres tendem a escolher parceiros que causam um tipo de admiração e confiança parecido com a que encontram em seus pais e inclusive tenham características físicas parecidas com as dele. Mas na verdade, se seu paizão não fosse um gato, você não seria essa obra prima da natureza, não é mesmo? rs

Então já deu para notar como essa relação é importante, né?
Ela começa desde que você dá seus primeiros passinhos e permeia praticamente todos os seus relacionamentos.
O psicoterapeuta e pensador alemão Bert Hellinger inclusive defende que enquanto você não estiver em paz e grato ao seu pai seus relacionamentos podem não fluir da forma como deveriam – tanto no campo emocional quanto no profissional.

Mas nada de colocar a culpa daquele fora nele, hein! Como já dissemos, o pai te apresenta ao mundo mesmo que inconscientemente e faz com que, de certa forma,  você fique preparado para enfrentar qualquer parada! Mas cabe a você ir atrás das oportunidades e depois retribuir todo esse esforço e amor.

E quer forma melhor de gratidão do que dar um presente único àquele que deu o mais importante para você – a vida? Seja com a data do aniversário do seu pai acompanhado de uma frase especial ou mesmo o dia do primeiro encontro de vocês…temos certeza que o nosso Mapa das Estrelas vai trazer à tona toda a emoção e ligação que têm, marcada para sempre. Todas as vezes que ele olhar para o pôster vai se lembrar com carinho do que ele fez de melhor nessa vida: você!

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Mensagens de boas energias – 26 opções

    Frases e Músicas

    Mensagens de boas energias – 26 opções

    Enviar mensagens de boas energias mostra para alguém que você se importa com o seu bem estar e deseja que as melhores coisas aconteçam na vida dessa pessoa. É um ato de boa fé e ao mesmo tempo carinhoso, que pode e deve ser praticado sempre. Mas como transparecer as melhores intenções, colocando-as em palavras? […]

    Lua em Leão – Determinação e vaidade

    Astrologia

    Lua em Leão – Determinação e vaidade

    Ter a Lua em Leão é expressar os sentimentos de maneira confiante. Mas será que isso reflete a realidade? Confira potencialidades e desafios.

    #astrologia #leão #lua em leão #signo #signos #signos do zodíaco

    60 Frases Mais Românticas do Cinema

    Frases e Músicas

    60 Frases Mais Românticas do Cinema

    As 60 Frases Mais Românticas do Cinema vão te ajudar a expressar seus sentimentos. Inspire-se e faça a pessoa amada se apaixonar.