13 ótimas dicas para melhorar e manter um relacionamento

Amar é muito bom. Quando a gente encontra alguém com quem temos afinidade, nos faz sorrir à toa e nos complementa nessa jornada, parece que o mundo fica mais leve e colorido! Mas às vezes os anos passam, passamos por dificuldades, o estresse do dia a dia e o relacionamento pode ficar um pouco desgastado ou sem aquela cor que tinha antes. Mas se o amor está aí, não se preocupe! Vamos dar dicas de como melhorar o relacionamento, mesmo que ele passe por uma crise devido ao tempo.  

Confiança

Esse item é essencial. Se você se envolveu com alguém a ponto de tentar um relacionamento sério dificilmente era porque essa pessoa não inspirava confiança, correto? Confira alguns pontos importantes para não cair em ciladas:

Não mexa no celular 

Às vezes alguma coisa nos deixa intrigados e queremos logo fuçar no celular alheio para ver o que a pessoa está falando e com quem. Não caia nessa armadilha. Primeiro porque devemos respeitar a privacidade do outro (você gostaria que fuçassem no seu?) e segundo porque muitas vezes vamos ler uma coisa ou outra que, diante da curiosidade já instalada na nossa mente, pode nos levar a interpretar uma mensagem de forma totalmente errada. Evite este desgaste! 

imagem de uma mulher mexendo no celular

Deixe sair com os amigos

A convivência com outras pessoas faz com que a nossa mente relaxe e é uma outra forma de se divertir. Gostando ou não dos amigos do seu amor, deixe que ele conviva com eles – isso com certeza é muito importante para ele.

Respeito 

....é bom e todo mundo gosta!

Respeite o tempo e opinião

As pessoas tem criações e experiência de vida diferentes. Nem todo mundo processa as coisas da mesma forma e no mesmo tempo. Por isso, tente entender o ponto de vista do outro e que ele às vezes pode demorar um pouco mais para superar determinado problema ou situação.

Evite agressões verbais 

Quando temos muita intimidade com alguém que amamos e convivemos durante muitos anos, muitas vezes quando as coisas apertam e começa uma discussão jogamos coisas na cara para gerar uma reação. Porém tenha em mente que as palavras têm o poder de magoar muito e pegar em pontos dolorosos do passado ou de algo que não foi resolvido. Respire, mantenha a calma e não vá por esse caminho para evitar mágoas!

Reconhecimento 

Você não gosta de ser elogiado e reconhecido? Funciona assim com todo mundo, acredite!

Elogie sempre 

Que delícia que é receber um elogio! Seja que fez algo bom, um corte novo de cabelo ou simplesmente como alguém está radiante...mesmo que as coisas tenham esfriado ou que elogiar não seja um hábito da outra pessoa...elogie! Esse estímulo é poderoso e positivo e realmente tem o poder de mudar as coisas e transformar sentimentos.

Seja grato, agradeça e elogie sempre

As pessoas hoje estão cada vez mais egoístas. Seu amor fez algo bacana para você? Te surpreendeu ou fez alguma coisa boa no trabalho ou para alguém? Agradeça e deixe claro o quanto gostou dessa atitude! Isso incentivará a fazer cada vez mais.

Intimidade

O relacionamento é cheio de intimidade, afinal você conhece a pessoa em detalhes e a tempos! Veja como manter a intimidade do casal:

Seja carinhoso

Parece bobagem falar isso. Cada um tem uma maneira de se expressar, mas mesmo os mais fechados precisam dar e receber carinho, sabia? Seja da forma que você achar que seu parceiro vá gostar mais – pode ser um mimo, um afago ou um beijo. Mostre que o amor está presente com sentimentos puros de afeto.

imagem de casal abraçados na cama

Não deixe o sexo de lado 

Com um relacionamento maduro muitas vezes o sexo fica de lado por conta da autoestima ou achar que não existe mais aquela chama de antes. Bobagem! Às vezes seu parceiro pensa que você não sente mais atração por ele e isso não é legal. Vista-se de confiança e acenda a paixão novamente. Essa intimidade é importante para o casal e faz falta, né? Rs

Comunicação

É primordial! Entenda como se comunicar melhor pode ajudar no relacionamento:

Fale o que gosta e o que não gosta

Sem agressões verbais (lembra?), fale sobre o que não agradou com calma e cuidado. As pessoas não tem bolas de cristal e muitas vezes ficam supondo coisas em relação à outra. É importante que os dois entendam que atitude ou palavras não são tão legais. Da mesma forma, verbalize ou demonstre o que você gosta de fazer, de ouvir ou sentir. Essa conexão é primordial para que não haja ruídos desnecessários na relação, que muitas vezes nem existem.

Discuta sentimentos

Algumas pessoas são fechadas e internalizam muito os sentimentos. Evite que isso aconteça – afinal você confia muito na pessoa ao seu lado e ela estará pronta para te ajudar. Saber sobre o que você sente em relação a ela e à vida em geral fará com que ela sinta que faz parte do todo.

Empatia  

Vale muito a pena tentar por essa pessoa, não vale? Confira como pequenas atitudes fazem a diferença no amor:

Se coloque no lugar

O que você gostaria que fizessem para você? Isso vale para todo o tipo de relacionamento, ainda mais para os amorosos. A gente precisa tratar o outro com respeito e carinho sempre, uma vez que a gente gostaria que o mesmo cuidado fosse dado a nós! 

Controle as expectativas

Já ouviu aquela frase: “crie cactos, não crie expectativas?”. Rs Pois bem! Frequentemente colocamos no outro nossa própria expectativa, exemplo: “eu faço X e Y, ele não faz nada!” e as pessoas dão o que podem e o que são. Cuidado para não esperar do outro o que você gostaria que ele fizesse e não o que ele realmente pode dar. As pessoas são únicas e diferentes: não foi por isso que você se apaixonou, primeiramente?

Atitudes no dia a dia 

Pequenas surpresinhas são bacanas para mostrar seu afeto e que você ainda está interessado: um chocolate preferido escondido em algum lugar, um bilhete de motivação ou um simples café especial em um domingo, preparado por você. Saia da rotina e surpreenda quem você ama. Não é preciso muito!

imagem de um homem entregando flores para uma mulher

Gostou das dicas? Sentiu inspiração para surpreender seu amor e reacender a paixão?

Uma dica legal é o nosso quadro: com ele você pode dar um presente criativo de casamento, de aniversário de namoro ou simplesmente sem motivo (uma surpresa mesmo) para alguém especial, com as estrelas e constelações do exato e lindo momento que tenha marcado o relacionamento de vocês! E ainda colocar uma frase especial que faça sentido para vocês! Gostou? Veja aqui essa ideia única e não desista do seu amor, só se vive uma vez 😉