A melhor forma de se valorizar amizades

Um abraço apertado sem motivo, uma troca de olhares que diz tudo, um conselho que muitas vezes não queremos, mas precisamos escutar. Ter amigos é um dos bens mais preciosos que podemos adquirir, com toda certeza do mundo! O grande William Shakespeare já disse: “os amigos são a família que a vida nos permitiu escolher” – e ele está errado? Essa frase é batida mas fala a verdade: eles são presentes especiais na nossa história e na nossa percepção de mundo.

Velhos amigos

Se você tem um amigo antigo que conheceu na escola, quando a sua maior preocupação era o horário do recreio para abrir sua lancheirinha em paz....ou soube conservar um amigo, seja ele de onde for, e por um tempão...esse é um grande feito!

Sabemos por nossa própria experiência que muitas pessoas entram e saem das nossa vidas por inúmeros motivos. Porém algumas amizades perduram por anos a fio e sobrevivem à distância, briguinhas, mudanças de personalidade e até visão política – e olha que esse último já acabou com muita amizade...rs

Esses são considerados amigos de verdade, irmãos e muito provavelmente se você tem um desse tipo, sabe que pode contar com ele para praticamente tudo nessa vida. Na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza!

Interesses em comum

Se pensarmos bem e com base na Sociologia, o que nos torna amigos de alguém são nossos interesses em comum e nossa afinidade. Um grupo se forma a partir de uma ocasião (escola, faculdade, trabalho) e nem todos ali manterão contato. Mas aqueles que se predispuseram a entender o outro, aceitaram sua personalidade e tem interesse genuíno no seu bem estar e trajetória...esses criam vínculos de amizade que podem sim, durar anos e virar as mais diversas histórias numa mesa de bar!

Construção da nossa história

Um bom amigo não só acompanha você pela “longa estrada da vida”, mas te ajuda a construir sua história. Quantas vezes conselhos dados, puxões de orelha e o respeito que temos pela opinião daquela pessoa nos impediu de fazer alguma bobagem ou nos fez olhar com outros olhos o nosso passado, presente ou futuro?

Muitas vezes procuramos um amigo não só para saber “a quantas ele anda”, mas também porque o sentimento que aquela pessoa (ou anjo?) nos transmite nos faz ficar em paz, feliz e com a serotonina elevada.  Seria algo parecido com “amigoterapia” 😊

Rompendo barreiras

Mas manter uma amizade verdadeira hoje em dia pode não ser tarefa das mais fáceis. Temos inúmeros papéis na sociedade e estamos sempre correndo atrás de alguma coisa – mais ou menos igual ao coelho da Alice no País das Maravilhas. 

Apesar de a comunicação ter evoluído muito (sim, houve um tempo em que trocávamos cartas enviadas pelos Correios!), nem sempre encontramos aquele tempinho para sentar e dar um “alô” (ou uma mensagem no Whatsapp...) àqueles que nos são queridos.

Por isso, se você tem amigos que fazem questão de estar ao seu lado, dividir com você seus momentos e te escutar quando preciso for...valorize! Em um mundo com tantas tarefas, você é um oásis de conforto e alegria para aquela pessoa.

E você sabia que o Dia do Amigo é comemorado no dia 20 de julho no Brasil?

Que tal dar um presente para sua amiga, se ela é como uma irmã para você ou teve um bebê (seu “sobrinho”!) e você quer dar um presente personalizado para o recém nascido?
Ou um presente de casamento para aquele casal que participou de várias fases na sua vida?

A verdade é que mostrar o quanto a amizade de vocês é única, com um presente criativo, faz com que os laços se estreitem ainda mais.. Veja aqui o pôster extremamente personalizado que a Mapa do Meu Céu cria, a partir de uma data ou momento especial e com base nas estrelas! Coisa mais linda que essa, só receber a mensagem de um amigo num momento difícil!

Mostre que se importa com aquela pessoa que te cativou – afinal já dizia a Rosa ao Pequeno Príncipe: “...Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo...”. E ganhe seu troféu de amigo do ano junto com a Mapa do meu Céu! 😊