Músicas sobre o universo na Playlist Mapa das Estrelas

Somos os maiores suspeitos para falar, mas de novo: o Universo e os astros são fonte inesgotável de inspiração. Através das estrelas, imagens espaciais, da Lua e do Sol são fabricadas roupas, acessórios, artigos de decoração e também, é claro, as músicas. As músicas tem a capacidade de nos acalmar e nos transportar para lugares nunca antes imaginados - até, há quem diga, flutuando bem alto no céu. Por esse motivo separamos as melhores músicas que inspiraram artistas mais diversos e criamos uma playlist no Spotify de músicas sobre o universo

Músicas sobre o universo - Os clássicos

Um dos clássicos mais icônicos dentro das músicas sobre o universo é “Fly me to the Moon” (1964) de Frank Sinatra: “Fly me to the Moon / Let me play among the stars / Let me see what spring is like / On Jupiter and Mars”, ou na tradução, “Me leve para a lua / Me deixe brincar entre as estrelas / Me deixe ver como é a primavera / Em Júpiter e Marte”.

A canção de 1968 dos Beatles, Across the Universe, também é bem clássica! “Limitless undying love / Which shines around me like a million suns / And calls me on and on / Across the universe” e fala “Amor eterno e sem limites / Brilhando a meu redor como um milhão de sóis / E me chamam sem parar / Através do universo”. O filme homônimo foi lançado em 2007 e retrata a década de 60 e seus personagens.

E também representando o rock, o “Camaleão” David Bowie com Starman (1972): “There's a starman waiting in the sky / He'd like to come and meet us / But he thinks he'd blow our minds / There's a starman waiting in the sky / He's told us not to blow it / Cause he knows it's all worthwhile / He told me / Let the children lose it/ Let the children use it / Let all the children boogie”, que na tradução diz “Há um homem das estrelas esperando no céu / Ele gostaria de vir e nos encontrar / Mas ele pensa que nos assustaria / Há um homem das estrelas esperando no céu / Ele disse para não nos assustarmos / Porque ele sabe que tudo vale a pena / Ele me disse / Deixem as crianças perderem o controle / Deixem as crianças aproveitarem / Deixem todas as crianças dançarem”.

ilustracao do cantor david bowie

Na época David Bowie usava um visual andrógino para se apresentar, como se fosse um ser intergalático que viesse transmitir importantes mensagens do espaço para nós!

Músicas sobre o universo - Canções de Filmes / Músicas Indicadas ao Oscar

Aí temos a canção The Moon Song fez parte do filme “Her” (2013) e indicada ao Oscar de Melhor Canção Original em 2014. Acabou perdendo para Let it Go, de Frozen, mas isso pouco importa pois, na versão do filme, foi interpretada por ninguém menos que a atriz Scarlett Johansson (indicada a dois prêmios no Oscar 2020) e o incrível ator Joaquin Phoenix, que levou o Oscar de Melhor Ator 2020. Apreciem a lindíssima canção interpretada pelos dois:

O ganhador do Oscar de 2020 com o prêmio de Melhor Canção Original, por Rocketman, também está na nossa lista. Elton John gravou Rocketman em 1972 e fala sobre um astronauta solitário no espaço, traçando um paralelo com a vida na Terra: “Mars ain't the kind of place / To raise your kids / In fact, it's cold as hell/ And there's no one there to raise them / If you did” ou “Marte não é o melhor lugar / Para criar os seus filhos / Na verdade, é frio como o inferno / E não tem ninguém lá para criá-los / Se você tentou”.

Músicas sobre o universo - Atuais

Representando os tempos mais moderninhos, temos canções sobre o universo deliciosas como por exemplo a de Jason Mraz, em I Won’t Give Up (2012): “When I look into your eyes / It's like watching the night sky / Or a beautiful sunrise / There's so much they hold / And just like them old stars / I see that you've come so far / To be right where you are / How old is your soul?”, que na tradução diz: “Quando olho em seus olhos / É como observar o céu à noite / Ou um belo nascer do sol / Tanta coisa eles carregam / E assim como as antigas estrelas / Eu vejo que você chegou tão longe / Para estar bem onde você está / Qual a idade da sua alma?”.

pessoa admira o ceu muito estrelado

O fofinho Ed Sheran também interpretou uma canção sobre as estrelas e a noite, a All of the Stars (2014), que diz: “It's just another night / And I'm staring at the moon / I saw a shooting star and thought of you / I sang a lullaby / By the waterside and knew / If you were here / I'd sing to you” que diz: “É apenas mais outra noite / E estou encarando a Lua / Eu vi uma estrela cadente e pensei em você / Cantei uma canção de ninar / À beira d'água e soube / Que se você estivesse aqui / eu teria cantado para você”.

Músicas sobre o universo - Canções brasileiras

Representantes brazucas também têm sua vez na nossa playlist!

A música Busca Vida (1996) da banda Os Paralamas do Sucesso fala: Vou sair pra ver o céu / Vou me perder entre as estrelas / Ver d'aonde nasce o sol / Como se guiam os cometas pelo espaço”.

Música lindinha de Gilberto Gil, Estrela (1995) também fala sobre o céu:

Há de surgir
Uma estrela no céu
Cada vez que ocê sorrir
Há de apagar
Uma estrela no céu
Cada vez que ocê chorar
O contrário também
Bem que pode acontecer
De uma estrela brilhar
Quando a lágrima cair
Ou então
De uma estrela cadente se jogar
Só pra ver
A flor do seu sorriso se abrir”

estrelas cadentes no por do sol

E também tem a fresquinha, de 2019, A Tal Canção Pra Lua - de Samuel Rosa e Vitor Kley:

“Deixa eu querer voar, enfrentar meus problemas
Eu mirei na Lua e acabei acertando as estrelas
Ainda não me acostumei a ter toda a tua beleza
Entre os meus versos
Ensina um pouco de ti
Que canto mais sobre você
Enquanto o Sol não vem, te admiro até o amanhecer”

Pois bem! Essas e outras músicas sobre o universo você encontra na nossa playlist do Spotify, que fizemos especialmente para você! São as melhores músicas para ouvir e refletir sobre a imensidão do mundo.

Se esse tema também te inspira, aproveita para conhecer e fazer o nosso mapa das estrelas personalizado! Nesse quadro decorativo você vai encontrar as estrelas, constelações e Via Láctea de um momento exato. Pode ser um aniversário de casamento ou aniversário de namoro, um dia que marcou sua vida ou mesmo a sua data de nascimento. A gente disponibiliza a tecnologia e você entra com a sua cor favorita e uma frase que achar mais bacana! Depois de ler essa matéria e ouvir nossa playlist temos certeza que munição não vai te faltar! ;)
Monte o seu aqui e uma ótima viagem ao cosmo!

imagem de casal que se transforma no mapa do meu ceu exposto em uma sala