O misticismo das estrelas e constelações na História

As estrelas constelações tem um poder muito místico, que nos atrai como um imã. Ao longo História, povos antigos criaram diversas lendas e observaram os astros em busca de respostas.

Se você também ama astronomia e admirar o universo, vem com a gente mergulhar na História!

Leia também:
12 curiosidades e tudo o que você precisa saber sobre as estrelas
Os 14 melhores lugares para observar as estrelas no Brasil
5 desertos ao redor do mundo para observar as estrelas

Como surgiram as estrelas

Folclore brasileiro

Segundo o folclore brasileiro, algumas índias foram colher milho para o sustento da tribo e os deixaram separados.

No entanto, os indiozinhos (seus filhos), pegaram parte do mantimento e pediram para que a avó fizesse um pão com ele.

Comeram tudinho e para que não soubessem do roubo, cortaram a língua da pobre vovó.

Logo, as índias ao se darem conta do sumiço dos milhos e das crianças foram procurá-los.

Porém, eles haviam fugido no mato e pedido ao colibri que amarrasse no céu grandes cipós para não serem alcançados.

Uma delas olhou para o céu e viu os pestinhas pendurados lá no alto. Ao que tentaram subir para alcançá-los, os pequenos cortaram os cipós e ao se chocarem com o solo as mães viraram animais selvagens, como a onça pintada.

Por fim, punidos por sua malvadeza, os indiozinhos ficaram no céu e seus olhos sempre abertos são as estrelas.

Dessa forma, foram fadados a olhar diariamente para baixo e ver o que aconteceu com suas mães.

Mitologia grega – estrelas e constelações

mitologia grega tem diversas histórias sobre deuses e algumas fazem referência às estrelas e constelações! Veja aqui algumas delas:

Ruínas gregas em Atenas

Constelação de Órion

Por ser uma das constelações mais visíveis e de maior destaque, as histórias de Órion na mitologia são bastante importantes!

Ele era um gigante caçador, filho de Poseidon, que deu de presente ao filho o poder de andar sob as águas.

O danadinho então foi até a ilha de Quios, onde se apaixonou pela filha do responsável pela ilha e por não poder ficar com ela, a violentou.

Como resultado, o puniam, deixando-o cego. No entanto, acabou curado por Helios, que concedeu os raios solares para orientar-lhe a visão.

Em uma das versões, como Órion era o favorito de Ártemis (deusa da caça), isso criou grande ciúme em Apolo – que mandou um escorpião para matar o gigante.

A medida que ele foge para dentro das águas tentando se salvar, Apolo pede para que sua irmã cace o ponto que se desloca dentro do mar.

Ao perceber que mata seu adorado Órion, ela o coloca nas estrelas junto a Sirius, seu cão (parte da Constelação Cão Maior).

Ainda em outra versão, é Gaia (deusa da terra) que manda o temido escorpião depois de Órion desafiá-la e dizer que mataria todos os seres do planeta.

De qualquer forma, o bonito de tudo isso é que tanto Órion, quanto o escorpião, viraram constelações no céu.

Além disso, a impressão que temos quando a Constelação de Escorpião aparece no céu é que Órion foge dele em meio ao horizonte.

Aqui no Brasil vemos claramente as Três Marias, centro da constelação de Órion e que compõe seu cinturão.

As famosas Híades

Frutos da união entre Pleione (figura advinda de Oceano) e Atlas (o gigante que foi fadado por Deus a carregar o céu nas costas), as Híadas tinham muitos irmãos – entre eles Hias.

Primeiramente, conta a mitologia que um dia Hias foi caçar e ao ser morto por um leão suas irmãs Híadas entraram em desespero e melancolia e se suicidaram.

Como forma de agradecimento à ajuda que concederam a Dioniso, Zeus fez delas uma junção de estrelas na Constelação de Touro.

Por fim, os gregos acreditavam que sua aparição indicava o surgimento de chuvas (por aparecerem sempre em épocas mais chuvosas) e que o fenômeno acontecia pela tristeza e lágrimas pelo seu amado irmão.

A Constelação de Plêiades

Também filhas de Pleione e Atlas, Plêiades eram sete irmãs por quem Órion também se apaixonou.

Por muitos anos o gigante as perseguiu e tentou conquistá-las a todo custo, sendo que Zeus então tomou uma atitude e as converteu em pombas (significado grego de Plêiades), para que voassem longe do caçador.

Elas voaram para o céu e deram a origem à constelação que leva seu nome.

Maias, Astecas, estrelas e constelações

Machu Picchu

Muito há o que se falar sobre esses dois povos e suas particularidades em relação aos astros.

Os astecas acreditavam que eram responsáveis por manter o Sol ativo no céu e assim garantir a sobrevivência da humanidade através de sacrifícios humanos aos deuses.

Inclusive, dessa adoração nasceu o calendário solar, que era composto por 365 dias.

Já os maias (300 – 900 d.C) fizeram diversos cálculos, extremamente precisos, se baseando nas estrelas.

De fato, chega a ser assustador (rs) o quanto esse povo descobriu sobre o universo, somente através da observação paciente e constante desses elementos.

Fizeram uma série de calendários interligados (lunar, solar e de “contagem longa”) que permitiam tanto contar o tempo de maneira menor quanto fazer previsões futuras – e assim entender a meteorologia e tomar as melhores tomadas de decisão na agricultura, por exemplo.

Ainda hoje pode-se perceber a atenção dos maias aos detalhes nos seus observatórios em sítios arqueológicos (como Chichén-Itzá ou Tulum), onde toda as construções são voltadas para observação dos astros – exemplo incrível do Templo de Kukulcán: que tem quatro lados, cada um com uma escada de 91 degraus.

Portanto, somando os quatros temos 364 degraus + a plataforma de acesso e aí temos os 365 dias do calendário solar. Incrível, não?

O incrível mistério dos Dogons e Sirius

Cerimônia da tribo Dogon

Outra história também fascinante é sobre os Dogons – tribo que remonta  cerca de 5 mil anos e vive em uma região extremamente árida e isolada da África.

Em resumo, apesar de completamente isolados de qualquer outra civilização, analfabetos e sem acesso a qualquer tipo de tecnologia, relataram que um povo extraterrestre (Nommos) vieram à Terra e contaram a seus antigos sacerdotes informações precisas sobre Sirius e a constelação Cão Maior.

Sendo assim, o conhecimento foi passado oralmente de geração a geração e sem qualquer instrumento telescópico, instrução.

Surpreendentemente, antes que os astrônomos modernos pudessem divulgar, eles já sabiam falar detalhadamente sobre Sirius B (estrela menor de Sirius, a 8,57 anos luz da Terra), as quatro principais luas de Júpiter e os anéis de Saturno, entre muitas outras informações que você pode ver (e vale a pena!).

Intrigante, não?

Por fim, eles inclusive fazem a cada 50 anos celebrações com danças típicas para comemorar a passagem de ciclo de Sirius (o qual sabiam perfeitamente), em homenagem aos Nommos.

Estrelas e constelações

Gostou dos relatos, se interessa por astronomiaestrelas e constelações ou conhece alguém que é apaixonado pelos astros?

Definitivamente, o quadro do Mapa do Meu Céu é o presente ideal para você ou um presente único para quem ama o tema: ele mostra as estrelas e constelações no exato momento de um acontecimento especial.

Assim como os maias, astecas ou deuses gregos, deixa a gente encantado com a beleza do universo e o que ela tem para nos destinar!

Confira como fazer o seu mapa das estrelas e valorize a beleza que a natureza reservou para nós!

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Momentos especiais: como celebrá-los?

    Presentes

    Momentos especiais: como celebrá-los?

    Os momentos especiais são o que fazem a nossa vida ter mais sentido! Veja como é importante valorizá-los e fazê-lo da melhor forma possível!

    Mensagem do Dia dos Namorados

    Frases e Músicas

    Mensagem do Dia dos Namorados

    Veja a melhor mensagem de Dia dos Namorados, entenda a origem da data e também confira um presente de Dia dos Namorados criativo!

    #dia dos namorados #frases de amor #mapa das estrelas #mensagem de dia dos namorados #presente criativo

    Signo de cada mês: datas e combinações

    Astrologia

    Signo de cada mês: datas e combinações

    Saiba qual o signo de cada mês e como são definidas as datas dos signos, cuidados para cada período e como elas influenciam nossas vidas.

    #astrologia #signos