Transformar emoções e sentimentos em positividade

Ah, as emoções! Esses sentimentos que moram dentro de nós e que controlam cada passo que nós damos. Se emocionar é viver, vencer mas também errar. E como lidamos com essas emoções e seus significados, um dia após o outro, faz tudo mudar: são os fios que tecem o passado, a beleza do presente e como construiremos o futuro.

De onde vem as emoções?

ilustração de um cérebro metade racional e metade emocionalAs  pessoas costumam associar as emoções ao coração, porque elas têm forte ligação com  sistema cardiovascular, ou seja: quando aquela pessoa especial te olha seu coração pode acelerar e quando o vidro da sua mão cai em câmera lenta seu coração pode “parar de bater” por alguns segundos...rs.

Sempre vemos representações de coraçõezinhos em todos os lugares para indicar algo que remete à romance ou amor, mas a verdade é que as emoções se formam no cérebro!

São reações coordenadas entre ele e todo o nosso corpo para nos livrar de situações perigosas ou responder à alguma intenção ou vontade nossa. Então o cérebro orquestra glândulas, sangue, sistema motor e cardiovascular para reagirem à determinado momento da forma que seria mais apropriada. 

Mas como lidar com a emoção e a razão?

menina surpresa com a mão na bocaPodemos ter algumas reações exageradas e com isso “perder a razão”. Afinal, nosso corpo é um sistema complexo e perfeito, mas depende de fatores inúmeros e externos para funcionar. Sua genética, predisposições, o modo como você foi criado e até o que você come, por exemplo, afetam diretamente na construção das emoções no seu cérebro. Então em algumas vezes uma vivência, trauma ou gatilho pode fazer com que você não reaja da forma como gostaria de ter reagido em determinada situação. É seu cérebro tentando te proteger de maneira que ele pode de determinado “perigo”, mesmo que seja emocional. 

 O importante é lidar com nossos sentimentos confusos ou emoções a flor da pele para transformá-los em sentimentos bons e de amor e assim seguir a vida de uma forma mais leve. E assim seu corpo todo agradece o equilíbrio! 😉

Importância de nos cercar de coisas e pessoas boas

Sabendo que nosso cérebro reage positiva ou negativamente à situações que construímos em nossa mente através de experiências sensoriais e nossa vivência através dos anos, estar cercado de boas energias é imprescindível para criar sentimentos de paz e tranquilidade perante a vida.

A sensação de estar perto de pessoas positivas é sempre maravilhosa: elas nos puxam para cima, incentivam que o nosso melhor floresça. Desde a época das cavernas, estar ao lado de quem nos traz bem estar nos faz sentir mais seguros diante dos problemas e dificuldades da vida. Era assim com os grandes e selvagens animais da pré-História e é assim com nossos amigos hoje...e até com as coisas que nos cercam fisicamente.

pessoas dando as mãos

O Feng Shui por exemplo, é uma técnica milenar chinesa que entre outras coisas, busca alcançar a harmonia energética pessoas ou ambientes. Acredita-se que direcionando as energias positivamente as coisas tendem a fluir da melhor forma possível, trazendo alegria e sucesso.

Quando criamos a Mapa do Meu Céu, tínhamos esse objetivo: criar algo que pudesse ser colocado em um ambiente e que ao olhar para ele...as emoções e sentimentos positivos fossem resgatados, estreitando vínculos e gerando lembranças maravilhosas. E então um mix de emoções apareceria sempre que olhassem para nosso pôster: felicidade, gratidão e contentamento! Quer fazer alguma lembrança de casamento ou alguma data especial vir à tona? Confira aqui como criar seu mapa estelar personalizado e que irá fazer com o que o cérebro de alguém especial sorria satisfeito e mande para todo o restante de seu corpo mensagens de amor e carinho. 😊