Perguntas Frequentes

1. O que é o pôster do mapa do céu?

O pôster é um gráfico das estrelas de uma determinada data, horário e local da Terra. Cada mapa personalizado é gerado após o processamento de uma base de dados que contém milhares de estrelas e alguns outros pontos de dados relacionados mantendo uma precisão científica.

2. Como sei se os dados do meu mapa são precisos?

Nós tivemos um longo tempo de estudo para te proporcionar o céu noturno mais real possível. Nosso principal catálogo de estrelas é o da Agência Espacial Européia - Missão Hipparcos, um catálogo de alta precisão de estrelas geradas à partir de mais de quatro anos de observações pelo telescópio espacial Hipparcos. Saiba mais aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cat%C3%A1logo_Hipparcos

Com base neste catálogo, nós criamos alguns mecanismos de leitura que nos permitem construir o mapa utilizando as estrelas até a magnitude seis - posição em que elas são visíveis no céu escuro - para qualquer data ou local no passado ou no futuro!

Você pode comparar o mapa que você cria aqui com qualquer software planetário de código aberto antes de fazer o pedido. Recomendamos o Heavens Above ou Stellarium.org.

3. Quando olho para o mapa, onde sei qual é a localização que indiquei?

O mapa mostra a cúpula do céu noturno do jeito que você vê acima de você. A borda do mapa representa o horizonte e o centro do globo é onde você está! Sendo assim, as estrelas ao seu norte são as que estão na metade superior, ao seu sul as que estão na metade inferior e assim por diante com o leste e oeste.

A imagem do globo representa metade da esfera celestial e é como se você estivesse olhando para metade do Universo, a 180 graus.

4. Não sei o horário. Como faço?

Se você não sabe o horário exato, o seu mapa será gerado tendo como base o nosso horário padrão, 22h00 de Brasília, GMT -3. Este é o horário padrão que trabalhamos para todos os mapas.

O horário é apenas mais um campo de customização que tornará o seu mapa do céu estrelado ainda mais preciso.

5. Por que o horário aparece diferente no carrinho de compras?

Primeiramente, fique tranquilo pois o horário que você colocou na criação do seu mapa será o horário do seu pôster!

Essa diferença no carrinho de compras pode ocorrer porque a nossa ferramenta de criação dos mapas trabalha com horário padrão GMT -3, que é o fuso horário de Brasília.

O que acontece no carrinho é que este horário pode ser "atualizado" dependendo da localização do seu IP. Por exemplo: você criou o seu mapa com o horário 18:00 (lembrando que a ferramenta considera GMT -3) mas o IP do seu computador (ou seja, sua localização) está em Manaus onde o GMT é -4. Neste caso, o carrinho irá mostrar o horário "atualizado" do GMT -4 resultando em 17:00 ao invés de 18:00.

Lembre-se: o horário que você colocar na criação do seu mapa é o horário que sairá no arquivo. Não se preocupe com o horário do carrinho, ok?

6. Posso remover o título? Não quero usar Mapa do Meu Céu.

Sim! Caso você não queira nenhum título, ele pode ser removido. Você também pode alterar o título com uma frase a seu gosto respeitando o limite de 50 caracteres. Caso não altere e nem remova, o seu pôster terá o título Mapa do Meu Céu.

7. Quais são as opções do produto?

Nós oferecemos 2 tipos do produto:

  • mapa personalizado como arquivo PDF para download. O PDF tem as proporções do tamanho A3, em alta qualidade (300 dpi).
  • impressão de mapa personalizado em papel couchê fosco de 300 gramas em 3 diferentes tamanhos: A4, A3 e A2.

Você pode escolher qual tipo prefere ao final do processo de personalização do seu mapa.

No caso dos mapas impressos, os formatos A4 e A3 são impressos em papel couchê fosco de 300 gramas e o A2 em couchê fosco de 180 gramas, em máquinas profissionais de alta resolução.

No processo de acabamento, são adicionadas fitas dupla face nas 4 pontas do verso do pôster que facilitam você pendurar na parede assim que ele chegar =)

8. Quais são as medidas do A4, A3 e A2?

Vamos lá:

  • O A4 mede 21cm de largura x 29,7cm de comprimento
  • O A3 mede 29,7cm de largura x 42cm de comprimento
  • O A2 mede 42cm de largura x 59,4cm de comprimento

9. Se vendem impresso, porque comprar a versão download?

Os mapas em arquivo PDF de alta resolução são perfeitos se:

  • você precisa de um presente de última hora
  • você quer que sua impressão seja em tamanho diferente do que A4, A3 e A2.
  • você gostaria de imprimir o seu mapa sobre tela, madeira ou talvez até uma camiseta…
  • você quer verificar a qualidade antes de encomendar mais mapas do céu =)

Se você optar pelo arquivo PDF, assim que o seu pedido for concluído, enviaremos um email com o link para download do arquivo. Todos os arquivos são em 300 dpi, proporcionando uma qualidade de impressão perfeita.

Recomendamos imprimir seu pôster em papel de efeito fosco ou mate com peso acima de 200grs. É possível encontrar este tipo de papel em todas as gráficas profissionais.

Se você não recebeu o link para download do seu pôster dentro de 30 minutos após a sua compra, verifique também a sua pasta de spam.

10. Qual é o prazo de entrega para os modelos impressos?

Nosso prazo de produção de até 3 dias úteis. O seu pedido começará a ser produzido no próximo dia útil, após a confirmação da sua compra. Após esse período é que a estimativa de entrega dos Correios começa a valer!  

Os prazos dos Correios podem variar de acordo com o CEP e região. Na hora de efetuar a sua compra, você poderá calcular o prazo estimado dos Correios de acordo com o endereço escolhido.

Assim que seu pedido for postado, você receberá uma mensagem no e-mail cadastrado com o seu código de rastreamento para acompanhar a entrega no site dos Correios.

Importante: Em caso de greve dos Correios ou cidade com difícil acesso, o prazo da entrega poderá ser prejudicado, mas conte com o nosso suporte para qualquer dúvida.

11. Vocês entregam com moldura?

Para os mapas impressos você tem a opção de adicionar a moldura na página do carrinho de compras, logo após criar o seu pôster. Lá você selecionará o tamanho da moldura que deseja - atenção para escolher o mesmo tamanho que escolheu para o seu pôster - e também terá a opção dela branca ou preta.

Caso você não queira com moldura, é só seguir para o pagamento.

Os nosso pôsteres possuem fita dupla face no verso da impressão para que você cole direto na parede se assim preferir. Não deixa de ser uma tendência ;)

12. Qual é o custo de envio?

O custo de envio pode variar de acordo com o CEP e região. Na hora de efetuar a sua compra, você poderá calcular o valor do frete pelos Correios de acordo com o endereço escolhido.

13. Vocês enviam para fora do Brasil?

Não. No momento nossas vendas são apenas no Brasil.

14. Quais são as formas de pagamento?

Utilizamos o PagSeguro e o Paypal como intermediadores de pagamento.

Pelo PagSeguro, suas compras podem ser pagas via cartão de crédito e boleto bancário. Com o Paypal, você pode pagar com cartão de crédito ou com sua conta Paypal.

Se escolher o método de pagamento com cartão de crédito, você pode parcelar em até 3x sem juros. Caso queira acima de 3 parcelas, o acréscimo dos juros será pago por você e serão mostrados no momento do pagamento pelo PagSeguro e pelo Paypal.

Se escolher o método de pagamento com boleto bancário, o prazo para compensação do pagamento pode levar até 3 dias úteis e o pedido só será processado quando o pagamento for aprovado

15. É possível pagar com boleto bancário?

 Sim, pelo meio de pagamento do PagSeguro.

16. Preciso mudar o endereço de entrega. Como faço?

Caso você tenha colocado o endereço errado, escreva pra gente no contato@mapadomeuceu.com.br dentro das primeiras 24 horas que a compra foi efetuada para que possamos alterar. Se passar deste prazo, infelizmente não temos como mudar.

17. Eu quero enviar o mapa como presente. Vocês podem retirar o recibo da embalagem?

Caso sua escolha seja um dos mapas impressos, infelizmente não temos como retirar o recibo pois isso é uma exigência dos Correios para postagens comerciais. Todo pedido impresso será entregue com a nota fiscal.

Já se você optar pela versão download, ai sim você receberá a nota fiscal por email e poderá dar seu presente como preferir.

18. Como posso fazer mais de um pedido?

Depois de criar o seu primeiro mapa, você irá para o carrinho de compras. Lá você terá um botão (Continuar Comprando) que o levará de volta à página de criação para adicionar outro pôster. Você pode encomendar quantos você quiser em um único pedido.

Atenção: por se tratar de uma ferramenta que se atualiza em tempo real, recomendamos que antes de criar um novo arquivo, você atualize a página para garantir que os dados imputados são mesmo do novo mapa.

19. Como consigo adicionar símbolos para enfeitar meu texto?

Não aceitamos emojis no campo de texto mas caso queira deixar dar um toque ainda mais especial no seu mapa, copie e cole um dos símbolos abaixo no seu texto:

★✩✮✪ ♥♡♫

20. Como sei se o pedido foi enviado?

Depois que o seu pedido for impresso e postado, você receberá um e-mail com a confirmação de que seu pedido foi enviado com o código de rastreamento dos Correios.

21. Qual é a qualidade da impressão?

Trabalhamos em parceria com uma das maiores gráficas do Brasil e do mundo visando a garantia de lhe entregar o melhor produto.

Nós processamos o seu arquivo para garantir que não haja defeitos de impressão ou de cor antes da impressão. Em seguida, imprimimos os mapas em papel couchê fosco de 300 gramas em máquinas profissionais de alta resolução, secamos e fazemos uma revisão de qualidade. Se a impressão não estiver de acordo com o padrão, ela será reimpressa imediatamente. Esse processo pode levar até três dias úteis.

Depois de conferirmos a qualidade da impressão, o seu mapa está pronto para ser enviado!

22. Errei a data ou o horário. Tem como corrigir?

Ao final da criação do seu pôster, temos uma notificação que deve ser selecionada onde diz: Concordo que conferi o meu mapa e todas as informações estão corretas para impressão.

Isso nos indica que você conferiu todos os dados antes de prosseguir com a conclusão da compra e nos dá o direito de não fazer correções sem custo.

Se isso aconteceu com você, entre em contato conosco através do email contato@mapadomeuceu.com.br com o título CORREÇÃO. Iremos verificar caso a caso para te dar a melhor solução.

Não encontrou o que você procurava? Escreva um email para gente com a sua dúvida: contato@mapadomeuceu.com.br