Perguntas Frequentes

1. O que é o mapa das estrelas personalizado?

É uma imagem que mostra a posição das estrelas e das constelações de uma determinada data, horário e local da Terra. Cada mapa personalizado é gerado após o processamento de uma base de dados que contém milhares de estrelas e alguns outros pontos de dados relacionados mantendo uma precisão científica.

2. Como sei se os dados do meu mapa são precisos?

Nós estamos sempre estudando para te proporcionar o céu noturno mais real possível. Nosso principal catálogo de estrelas é o da Agência Espacial Européia – Missão Hipparcos, um catálogo de alta precisão de estrelas geradas à partir de mais de quatro anos de observações feitas pelo telescópio espacial Hipparcos. Saiba mais aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cat%C3%A1logo_Hipparcos

Com base neste catálogo, nós criamos alguns mecanismos de leitura que nos permitem construir o mapa utilizando as estrelas até a magnitude seis – posição em que elas são visíveis no céu escuro – para qualquer data ou local no passado ou no futuro!

Você pode comparar o mapa que você cria aqui com qualquer software planetário de código aberto antes de fazer o pedido. Recomendamos o Heavens Above ou Stellarium.org.

3. Quando olho para o mapa, onde sei qual é a localização que indiquei?

O mapa mostra a cúpula do céu noturno do jeito que você a vê acima de você. A borda do mapa representa o horizonte e o centro do globo é onde você está! Sendo assim, as estrelas ao seu norte são as que estão na metade superior, ao seu sul as que estão na metade inferior e assim por diante com o leste e oeste.

A imagem do globo representa metade da esfera celestial e é como se você estivesse olhando para metade do Universo, a 180 graus.

4. Por que no meu mapa não aparece a lua?

Do ponto de vista da Terra, a Lua faz uma dança celestial lenta e que muda de forma ao longo de suas fases. Vários fatores, no entanto, afetam sua visibilidade, como as fases da lua e a posição no céu.

Do ponto de vista da posição do céu, à medida em que a Lua viaja através de suas fases, ela também se move pelo céu. Se a Lua não estiver visível durante a noite, pode ter sido visível durante o dia. Portanto, nem sempre é visível no mesmo horário todos os dias ou no mesmo local do céu.

O grau em que a Lua é visível durante o dia está intimamente ligado à sua fase. Durante a Lua Cheia, a Lua fica na frente da Terra em relação ao Sol no céu. Portanto, a Lua estará no céu aproximadamente enquanto o Sol não estiver. Durante outras fases, a Lua pode ser mais visível durante o dia porque está mais próxima do Sol no céu.

Portanto lembre-se, não necessariamente o seu mapa terá a Lua visível pois isso dependerá da fase em que ela está e do horário em que estava visível também 😉

Neste link você poderá descobrir as fases da lua na sua cidade e os horários mais prováveis de visibilidade: https://www.timeanddate.com/moon/phases/brazil/sao-paulo

5. Por que alguns nomes de constelações não aparecem por inteiro? E quais são as constelações com nomes visíveis?

Se no seu mapa algum nome de constelação não aparece por inteiro, significa que essa constelação está praticamente fora do ângulo de 180 graus do mapa. Ou seja, praticamente não era visível no horizonte no dia e local que você selecionou.

Das 88 constelações no céu, apresentamos os nomes de 28 delas, consideradas as principais no catálogo. São elas: Andrômeda, Aquário, Áries, Câncer, Cão Maior, Cão Menor, Capricórnio, Cassiopéia, Centauro, Coroa Austral, Coroa Boreal, Cruzeiro do Sul, Dragão, Gêmeos, Hidra, Leão, Libra, Ôrion, Fênix, Peixes, Sagitário, Escorpião, Touro, Triângulo, Triângulo Austral, Ursa Maior, Ursa Menor e Virgem.

6. Não sei o horário. Como faço?

Se você não sabe o horário exato do momento que irá registrar, não tem nenhum problema. O seu mapa será gerado tendo como base o nosso horário padrão, 22h00 de Brasília, GMT -3.

O horário é apenas mais um campo de customização que tornará o seu mapa das estrelas ainda mais preciso.

7. Posso remover o título? Não quero usar Mapa do Meu Céu.

Sim! Caso você não queira nenhum título, ele pode ser removido. Você também pode alterar o título com uma frase a seu gosto respeitando o limite de 50 caracteres. Caso não altere e nem remova, o seu pôster terá o título Mapa do Meu Céu.

8. Quais são as opções do produto e qual é o material utilizado?

Nós oferecemos 2 tipos do mapa das estrelas:

Você pode escolher qual tipo prefere durante o processo de personalização do seu mapa.

Nossas impressões são feitas em máquinas profissionais de alta resolução utilizando o papel Glossy Matte 240.

A moldura é composta por 1 aro de madeira com acabamento em gesso, 1 tela de acrílico, 1 Eucatex e ganchos (na posição vertical e horizontal). Possuem 2cm de largura e estão disponíveis nas cores preta e branco para os formatos A4, A3 e A2.

No processo de acabamento é feito com carinho e cuidado para que você receba o seu quadro perfeitamente.

9. Quais são as medidas dos quadros A4, A3 e A2?

Vamos lá:

10. Se vendem o quadro completo, porque comprar a versão PDF?

Os mapas em arquivo PDF de alta resolução são perfeitos se:

Se você optar pelo arquivo PDF, assim que o seu pedido for concluído, enviaremos um email com o link para download do arquivo. Todos os arquivos são em 300 dpi, proporcionando uma qualidade de impressão perfeita.

Recomendamos imprimir seu pôster em papel de efeito fosco ou mate com peso acima de 200grs. É possível encontrar este tipo de papel em todas as gráficas profissionais.

Se você efetuou o pagamento via cartão de crédito, o envio do PDF ocorre no mesmo dia. Caso tenha optado por boleto bancário, é necessário aguardar a compensação do boleto que geralmente leva em torno de 24h. Por favor verifique também a sua pasta de spam.

11. Qual é o prazo de entrega para os quadros?

Nosso prazo de produção é de até 05 dias úteis. O seu pedido começará a ser produzido no próximo dia útil, após a confirmação do pagamento da sua compra. Após a finalização da produção, o pedido será coletado pela transportadora e direcionado para sua região. É neste momento que a estimativa de entrega começa a valer!

Os prazos de entrega podem variar de acordo com o CEP e região. Na hora de efetuar a sua compra, você poderá calcular o prazo estimado da entrega de acordo com o seu endereço.

Assim que seu pedido for encaminhado para a transportadora, você receberá uma mensagem no e-mail cadastrado em seu pedido com o código de rastreamento para acompanhar a entrega em tempo real. Lembre-se de sempre conferir sua caixa de spam 😉

Importante: Envios para algumas pequenas cidades do BR onde o acesso via transportadora é limitado, ainda utiliza-se os Correios, mas são raros os casos. Em caso de greve dos Correios / caminhoneiros ou cidade com difícil acesso, o prazo da entrega poderá ser prejudicado, mas conte com o nosso suporte para qualquer dúvida.

12. Vocês entregam com moldura?

Sim! Os mapas impressos são entregues já com a moldura e você só escolhe qual cor deseja: branca ou preta.

13. Qual é o custo de envio?

O custo de envio pode variar de acordo com o CEP e região. Na hora de efetuar a sua compra, você poderá calcular o valor do frete de acordo com o endereço escolhido.

14. Vocês enviam para fora do Brasil?

Os mapas impressos não! Entretanto, o mapa digital sim, pois ele é enviado por email e dessa forma conseguimos te atender em qualquer lugar do mundo.

15. Quais são as formas de pagamento?

Utilizamos o Mercado Pago e o Paypal como intermediadores de pagamento.

Pelo Mercado Pago, suas compras podem ser pagas via cartão de crédito e boleto bancário. Com o Paypal, você pode pagar com cartão de crédito ou com sua conta Paypal.

Se escolher o método de pagamento com cartão de crédito, você pode parcelar em até 3x sem juros. Caso queira acima de 3 parcelas, o acréscimo dos juros será pago por você e será mostrado no momento do pagamento.

Se escolher o método de pagamento com boleto bancário, o prazo para compensação do pagamento pode levar até 3 dias úteis e o pedido só será processado quando o pagamento for aprovado.

16. É possível pagar com boleto bancário?

Sim, pelo meio de pagamento do Mercado Pago. Na página de finalizar a compra você verá a opção do boleto bancário e basta inserir os dados solicitados para geração do boleto.

Importante ressaltar que o prazo para compensação dos pagamentos via boleto bancário são de até 48h úteis.

17. Preciso mudar o endereço de entrega. Como faço?

Caso você tenha colocado o endereço errado, escreva pra gente no [email protected] dentro das primeiras 12 horas que a compra foi efetuada para que possamos alterar. Se passar deste prazo, infelizmente não temos como mudar.

18. Eu quero enviar o mapa como presente. Vocês podem retirar o recibo da embalagem?

Infelizmente não temos como retirar a nota fiscal pois isso é uma exigência fiscal para postagens comerciais tanto via transportadora quando via Correios. Todo pedido será entregue com a nota fiscal.

De toda forma, a nota fiscal também é enviada para o email cadastrado no pedido, seja para o formato impresso ou PDF.

19. Como posso fazer mais de um pedido?

Depois de criar o seu primeiro mapa, você irá para a página de checkout. Lá você terá um botão (Continuar Comprando) que o levará de volta à página de criação para adicionar outro mapa. Você pode encomendar quantos você quiser em um único pedido.

Atenção: por se tratar de uma ferramenta que se atualiza em tempo real, recomendamos que antes de criar um novo arquivo, você atualize a página para garantir que os dados imputados são mesmo do novo mapa.

20. Como consigo adicionar símbolos para enfeitar meu texto?

Não aceitamos emojis no campo de texto mas caso queira deixar dar um toque ainda mais especial no seu mapa, copie e cole um dos símbolos abaixo no seu texto:

★✩✮✪ ♥♡♫

21. Como faço para acrescentar o QRCode do SPOTIFY?

Faça a sua compra normalmente e uma vez com o número do pedido em mãos, envie um email para [email protected] com o título SPOTIFY + NÚMERO DE PEDIDO. No email você deve anexar a imagem do código que será usado para que possamos aplicar na arte e o nome da música. Importante enviar o código na cor que você criou o seu mapa.

Veja como criar o seu QR Code:

Código QR do Spotify – Passo a passo de como criar

22. Como sei se o pedido foi enviado?

No caso dos quadros, depois que o seu pedido for impresso, emoldurado e postado, você receberá um e-mail pela Mandaê com a confirmação de que seu pedido foi postado e com o código de rastreamento.

Caso seu pedido tenha sido o modelo PDF, por favor confira seu email e a caixa de spam. Caso não localize, nos escreva um email: [email protected].

23. Errei a data ou o horário. Tem como corrigir?

Ao final da criação do seu pôster, temos uma notificação que deve ser selecionada onde diz: Concordo que conferi o meu mapa e todas as informações estão corretas.

Isso nos indica que você conferiu todos os dados antes de prosseguir com a conclusão da compra e nos dá o direito de não fazer correções sem custo.

Se mesmo assim isso aconteceu com você, entre em contato conosco dentro das primeiras 12h após efetuar o pedido através do email [email protected] com o título CORREÇÃO. Iremos verificar caso a caso para te dar a melhor solução.

Não encontrou o que você procurava? Escreva um email para gente com a sua dúvida: [email protected]