O dia dos namorados, “Valentine’s Day” ou Dia de São Valentim, é uma das datas mais românticas do ano.
A celebração é um dos eventos mais esperados pelos casais americanos, canadenses e europeus, todos os anos, no dia 14 de fevereiro.
Por isso, é um dia muito especial para aqueles que estão apaixonados, pois oferece a oportunidade de demonstrar amor.
Esta tradição de festejar o Dia dos Namorados foi instituída em 1840 pelos norte-americanos, sendo desde então comemorada com a troca de cartões e presentes.
A história de São Valentim.
O “Valentine´s Day” é um dos eventos mais esperados para os casais apaixonados, embora a origem deste dia seja cercada por várias lendas e histórias.
A principal delas é de que São Valentim, um santo cristão que viveu durante o século III, foi um dos mais populares bispos que desafiou as leis do Imperador Cláudio II durante seu reinado.
Naquela época, o soberano acreditava que os soldados solteiros eram melhores combatentes e, por isso, proibiu que os homens se casassem.
Entretanto, o bispo não se deixou intimidar e realizou muitas uniões clandestinamente.
Quando o imperador descobriu o que Valentim estava fazendo, prendeu o pároco e o condenou à morte.
Mesmo na prisão, o sacerdote recebia cartas e flores de pessoas que acreditavam no amor e lhe agradeciam por realizar seus casamentos.
Além disso, ele também se apaixonou por uma mulher, mesmo sabendo que jamais poderiam ficar juntos. Ela era cega e filha de um dos carcereiros.
Reza a lenda que o eclesiástico, milagrosamente, conseguiu devolver-lhe a visão. Embora não haja provas desta benção, a história é encantadora.
Sua execução ocorreu no dia 14 de fevereiro de 269 d.C., e desde então, esse dia é lembrado como o símbolo de um amor verdadeiro.
Tornando-se uma data especial para vários casais de todo o mundo.
Valentim é Santo?
Mais de 200 anos após sua morte, em 496, o Papa Gelásio declarou Valentim santo, e milhões de religiosos começaram a recordar seus feitos.
No entanto, parece que houve um momento em que a Igreja Católica o desacreditou por falta de provas de milagres.
Ainda assim, uma tradição mais pagã que religiosa foi preservada pelo imaginário popular.
Com o passar dos anos, sua história vem sendo reconstruída e, mesmo sem dados oficiais, ele ainda é considerado o santo padroeiro dos namorados.
Celebração do dia dos namorados pelo mundo.
Nos últimos tempos, a tradição de celebrar o Dia dos Namorados – “Valentine’s Day”, também se espalhou por países orientais.
É surpreendente ver que São Valentim consegue aquecer os corações na China, Índia, Tailândia, Filipinas, Indonésia, Palestina, Japão, Vietnã e até o Paquistão.
Dia dos namorados no Brasil.
No Brasil, anualmente se celebra o Dia dos Namorados no dia 12 de junho, que é a véspera do Dia de Santo Antônio, reconhecido como casamenteiro.
Apesar da data ter sido criada com o objetivo de estimular as vendas em um momento de baixa procura por parte dos consumidores, ela acabou se tornando um dia cheio de romantismo para quem está em um relacionamento.
Presenteie com significado no dia dos namorados
Acreditamos que sempre devemos celebrar o amor, independente da data.
O Mapa do Meu Céu é um presente único para demonstrar seu amor.
Nossos quadros e joias personalizados mostram o céu de um momento especial, como o primeiro beijo, o pedido de namoro, o aniversário do seu amor ou qualquer outra data que tenha marcado o relacionamento.
Surpreenda quem você ama com o Mapa do Meu Céu, um presente que transmite o amor que você sente de uma forma especial.
Então, expresse seu amor com este presente criativo e cheio de significado.
Ou então, baixe gratuitamente o nosso e-book 30 Ideias de Encontros Criativos para Sair da Rotina, uma ótima forma de demonstrar interesse por alguém que você gosta! 😉
Saiba mais
Gostou da matéria?
Então, não perca a chance de conferir nossas publicações sobre relacionamentos.