Shopping cart
R$0,00
mulher feliz segura um balão de emoticon feliz em um parque

Motivação pessoal: 8 dicas práticas para conseguir

Com o termo coaching muito em voga hoje em dia, vem a tal motivação pessoal. É claro que esse assunto não é novo e já foi abordado há muitos anos, mas com as relações se tornando um pouco mais líquidas e a pressa constante que temos para produzir, entender as coisas e até mesmo relaxar…esse assunto se tornou mais recorrente. Então temos algumas dicas e sugestões para atingir a tão desejada motivação pessoal!

O que é motivação pessoal?

Motivação vem do latim movere, ou seja: movimento. Em poucas palavras e em uma definição simples, motivação é o “movimento em ação”, visando alcançar um objetivo pré determinado.

Mas sabemos que não é simples assim. Os objetivos de uma pessoa podem ser vários e em áreas diferentes, por exemplo: posso querer enriquecer e ao mesmo tempo ter uma vida mais saudável. Pode ser desde coisinhas bem pequenas como recolher o lixo mais vezes, quanto fazer uma longa viagem ou comprar uma casa.

O problema é que nos acomodamos repetindo hábitos antigos e seguros e, mesmo tendo a noção exata do que precisa ser feito, algumas vezes não conseguimos encontrar a “força” necessária para cumprir com as nossas metas para atingir a motivação pessoal ideal. Isso acontece parte por conta das nossas crenças, nosso cérebro “treinado” para o que é conhecido e seguro, e parte por nossa baixa autoestima.

Dicas para alcançar a motivação pessoal

Definir metas e ir atrás para alcançá-las não é fácil e sim um exercício diário. É fato que nosso inconsciente está acostumado a alguns comportamentos pré-definidos, mas precisamos sacudir a poeira e nos disciplinarmos a fazer um pouco por dia…mas sempre!

Não importa se são metas pessoais ou profissionais: as dicas que vamos dar servem para tudo o que você quiser atingir na corrida da motivação pessoal.

1 – Tenha objetivos claros

É engraçado dizer, mas muitas vezes simplesmente vivemos a vida no automático, sem parar para pensar nos nossos objetivos para atingir a automotivaçãomão de rapaz fazendo anotações em um caderno
O mais importante aqui é fazer um balanço (uma boa ideia é listar, literalmente escrever) do que precisa ser ajustado ou melhorado na sua vida. O que não está tão legal? Pode ser a relação com alguém, o seu modo de ser, uma dificuldade financeira ou física, por exemplo.

O fato é que organizar os pensamentos é o primeiro passo para entender os sentimentos por trás de uma decisão, o que a torna mais clara e palpável. A partir daí você poderá traçar seus objetivos e passos com mais confiança no que de fato tem que ser realizado para alcançar algo.

2 – Cuidado com a baixa autoestima

Fizemos uma matéria maravilhosa (modéstia parte…rs) sobre o poder que a autoestima tem sobre nós, dando dicas de como aumentá-la. Acontece que ao mesmo tempo que tem o poder de nos alavancar, também pode nos destruir.

Achar que não é suficiente ou bom o bastante para uma tarefa é o primeiro passo para se boicotar e não atingir suas metas – o que se torna uma bola de neve, pois não as atingindo a sensação de frustração e fracasso vem com tudo e a baixa autoestima toma conta.

Tenha bem claro na sua mente: sim, você pode. Todos os dias uma história de superação ou de vitória aparece para nos dar ânimo, seja em nosso meio ou mesmo na internet. Busque fontes positivas sempre para sua automotivação. O exemplo do outro nos contagia e a gente fica pensando: se ele pode, eu também posso! Não é mesmo? Uma dica valiosa é o perfil e site @razoesparaacreditar , que sempre posta coisas maravilhosas sobre o efeito que o bem causa e o poder de transformação das pessoas.

Se o homem já pisou na Lua, você não consegue mesmo atingir seus objetivos? Vamos lá, “um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade”! rs

3 – Pense positivo e seja positivo

É mais fácil falar do que fazer? Sim! Nós sabemos que você tem um monte de tarefas e preocupações na cabeça, ou sentimentos como angústia, raiva ou tristeza. Porém o pensamento positivo é essencial para quem quer ir para a frente e essa é a única direção possível. Nem um cone fica parado para sempre!

Um pouco por dia é tudo que você tem que fazer. Comece com o exercício do reforço positivo no espelho (citamos aqui) e vá em frente se policiando sempre para reclamar menos e agradecer mais, sempre.

moça com os olhos fechados tomando café com satisfação

Isso por que o pensamento negativo barra as tentativas de mudança e aprendizado, escurecendo nossa visão com o que poderia ser considerado, metaforicamente, de uma névoa. E aqui é preciso pensar com clareza, certo?

Os pensamentos negativos normalmente vêm carregados de sentimentos negativos que citamos antes. Então sempre que se sentir mal ou não gostar de algo tente ver o lado positivo disso e absorver o aprendizado. Você vai ver que em pouco tempo sua vida começará a mudar de verdade e você se sentirá mais leve na sua busca por motivação pessoal.

4 – Paciência e fé em si mesmo para continuar

Bem, foi o que dissemos. Nada disso é fácil.

Muitas vezes nem admitir que o problema existe e que precisamos de motivação para superá-lo ou mudarmos em relação a algo é fácil. Por isso, tenha paciência!

O importante é caminhar e a jornada também faz parte do destino. Desfrute com calma, seja bom consigo mesmo e tenha em mente que tudo nessa vida leva tempo: desde uma árvore crescendo em um jardim até a nossa transformação pessoal.

E se perdoe no meio do processo: nem sempre você estará com todo o gás, e você pode errar sim. O importante é ter força de vontade e voltar para sua rota.

5 – Persistir e insistir

gato preguiçoso dormindo sob um edredom

Vontade de desistir? Sim, isso é comum e raro quem não tenha tido dúvidas ou se sentiu desmotivado.

A persistência é a chave da automotivação. Agarre-se a ela como a um bote salva-vidas, porque é exatamente essa a função dela.

Como falamos no tópico anterior, os erros vão acontecer e com eles vêm os aprendizados. Porém não persista nos erros. Persista em dar seu passo diário (mesmo que de pouquinho em pouquinho) rumo a seu objetivo e depois é só colher os frutos!

6 – Autoconhecimento para criar e conquistar

autoconhecimento também é a chave do sucesso. Saber o que você gosta, o que deseja e o que te faz feliz é essencial. Não adianta ter um objetivo que é incrível, por exemplo, mas não te faz feliz. Ou se forçar a fazer todo dia algo que detesta para alcançar determinado objetivo. Isso só faz com que você se sinta desestimulado para continuar e vai te trazer sentimentos negativos associados ao cumprimento dessas tarefas.

Encontre meios mais agradáveis e simples para você cumprir suas metas. Sempre tem um jeito mais agradável de se fazer algo, é só refletir um pouco e ouvir a voz interior.

motivação pessoal é gerada através do autoconhecimento e o medidor diário do sucesso é você mesmo! Se dê atenção e busque se conhecer cada dia mais!

7 – Invista em você

É importante que você se valorize e uma das formas disso acontecer é o seu investimento pessoal. Você pode fazer isso se presenteando, tendo um tempo para você e seu bem estar, investindo na sua carreira profissional

O fato é que quanto mais preparado você estiver emocional, psicológica e profissionalmente, mais seguro você estará para alcançar o que deseja.

A confiança em quem você é, aliada ao autoconhecimento e a preparação (seja para uma “batalha” ou para uma “guerra”) são os pilares para caminhar em direção ao sucesso. Busque investir em si mesmo, que os ganhos são certos.

8 – Comemore as pequenas e grandes vitórias

Sabe quando um neném começa a engatinhar e os pais ficam com aquelas carinhas de bobos, orgulhosos da conquista? Você tem que se imaginar sendo esse bebê: começou a investigar as coisas, aprendeu, engatinhou em busca de um objetivo e logo mais vai começar a andar sozinho e com naturalidade!

A verdade é que muitas vezes nos sentimos desestimulados por algo ou alguém e acabamos por achar que “não estamos fazendo mais que nossa obrigação” ou que determinada conquista “ainda é pouco”. Não importa o tamanho da vitória, a palavra ainda é a mesma: vitória. Um time de futebol pode ganhar de 1×0 ou de 7×1 (putz!), ainda assim o que importa é o resultado positivo, correto?

Então seja essa pessoa! Valorize os kgs que perdeu, a grana que economizou, a paz que adquiriu, o emprego que mudou. Qualquer mudança que te faça ser alguém melhor e mais saudável emocionalmente merece e deve ser comemorada!

formanda atira confetes feliz com a graduacao

Afinal, você teve sucesso na sua saga da motivação pessoal e está finalmente colhendo alguns frutos.

Conte com a gente para fazer o seu Mapa do Meu Céu com algum momento especial ou conquista: pode ser de formatura, o sonho da casa própria, uma mudança de vida ou de rumos, uma viagem incrível que te fez aprender algo extraordinário. Com os nossos quadros decorativos você vai poder eternizar um momento e olhar com orgulho sempre para o mapa das estrelas que testemunharam a sua vitória, que é só sua: única e personalizada como o Mapa do Meu Céu.

Saiba como montar o seu quadro personalizado aqui e tenha uma espécie de “troféu” do Universo onde você achar melhor! Dica: também é um ótimo presente criativo e uma forma de estimular alguém ou lhe dar os parabéns!

 moça sobe montanha alta e ao lado tem um poster na cor rosa do mapa do meu céu incentivando a celebrar as conquistas

Esperamos que tenham gostado das dicas e que não se esqueça que nada disso é “papinho furado”. As pessoas mudam todos os dias e é nosso dever fazer do mundo um lugar melhor. E por que não começar com a gente?

Dê o primeiro passo e não esqueça de nos contar que coisas maravilhosas aprendeu no caminho, pois temos certeza que elas virão. 😉

Bem Estar

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Astronomia e Astrologia: entenda as diferenças!
Next reading
Músicas sobre o universo na Playlist Mapa das Estrelas