Poluição atmosférica e a quarentena

Com a quarentena fazendo parte da vida da maioria dos brasileiros, a poluição atmosférica diminuiu e em muitas cidades já é possível observar as estrelas! Sendo assim, o céu antes misterioso dos grandes centros urbanos tem um grato alívio com a diminuição da poluição e agora muitos lugares estão lembrando de como era ver as estrelas.

Com as medidas de isolamento social na tentativa de conter o covid-19, o mundo todo literalmente respirou aliviado. Não é confortável ter sua liberdade restringida, mas ao mesmo tempo observamos diversos movimentos de ajuda e amor ao próximo, além de alternativas para o isolamento. O que ninguém esperava era que o nosso planeta, em tão pouco tempo, ia criar formas de responder tão bem ao nosso esforço coletivo.

Não foi só o Brasil que observou diferenças na natureza nesse período. O impacto da diminuição da poluição atmosférica é real e mundial.

Poluição atmosférica e o mundo

Com a reclusão das pessoas no isolamento social, menos carros circulam nas cidades e as indústrias tiveram uma pausa. Esse talvez seja um dos maiores impactos que observamos, porque esses fatores fizeram com que os índices de poluição caíssem em vários lugares ao redor do globo.

Um estudo de Jos Lelieveld e Thomas Münzel, do Instituto Max Planck de Química e do Departamento de Cardiologia do University Medical Center Mainz, em Mainz, Alemanha e publicado pelo Correio Brasiliense defende que a poluição atmosférica é responsável pela morte de 8,8 milhões de pessoas no mundo, anualmente.

Basicamente isso se deve porque piora as condições do sistema respiratório e também de outros fatores como pressão alta, por exemplo. E isso ocorre principalmente em pessoas mais vulneráveis, como é o caso dos idosos (observado também no coronavírus).

Dados sobre a poluição e sua redução

Os dados são preocupantes, principalmente em países como China e Estados Unidos, que lideram os índices de poluição atmosférica no âmbito mundial. A China já chegou a apresentar 45 vezes o valor considerado limite aceitável diário de poluição, estabelecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Imagens da Nasa mostram que no período de isolamento social e declínio na produção das industrias chinesas, a poluição teve redução assustadora e o céu azul foi finalmente avistado. Confira o vídeo (em inglês, mas não se preocupe pois as imagens já são impressionantes) publicado pelo South China Morning Post que traça um paralelo entre os períodos de produção e de isolamento, junto com as imagens fornecidas pela Nasa:

A Itália também apresentou níveis incríveis de redução da poluição nesse período de reclusão. O fato é que além de poluição atmosférica ter diminuído no país, outros tipos têm tido uma trégua com a baixa circulação das pessoas e também a queda das atividades industriais. Foram divulgados vídeos de Veneza mostrando que finalmente seus famosos canais estão com águas transparentes. Até peixes podem ser observados nadando por eles:

A consequência disso? Vida, como já citamos. Em pesquisa da Universidade de Stanford, revelada pelo site CicloVivo, o número de pessoas salvas na China pela redução da poluição seria de 74 mil pessoas esse ano (entre crianças com menos de cinco anos e adultos com mais de 60 anos), caso esse padrão continuasse e comparando com dados do mesmo período de 2019.

Poluição atmosférica no Brasil

céu de São Paulo sem poluição atmosférica

O Brasil também apresenta, mesmo com apenas 15 dias de isolamento social, índices animadores. Os níveis de poluição atmosférica caíram consideravelmente nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, por exemplo.

O resultado disso? Acima de tudo, um céu muito mais limpo que evita o agravamento de doenças respiratórias e também nos dá a possibilidade maravilhosa de ver as estrelas! Sim!

No litoral de São Paulo, Santos é considerada uma cidade de grande concentração de pessoas (mais de 430 mil habitantes) e não era possível observar as estrelas em dias comuns. Nesse período de quarentena, porém, elas já apareceram!

Até mesmo em São Paulo, que era tristemente famosa por ter seu céu encoberto de poluição e seus moradores dizendo “é, aqui não vemos nenhuma estrela”, já tem um cenário bem diferente. Ao lado temos uma foto tirada no período de quarentena pelo celular da uma moradora da Zona Leste da cidade, Maria Luiza Andrés.

Resumindo, não precisa ser astro fotógrafo para conseguir uma foto das estrelas hoje em dia. E isso também se deve a queda da poluição luminosa.

Poluição luminosa

A poluição luminosa nada mais é do que a incidência de luzes artificiais agindo no nosso ambiente. São postes, estabelecimentos, espaços publicitários e mesmo nossas casas, que tornam o planeta mais iluminado. Da mesma forma que foi um avanço tecnológico, o advento da eletricidade também transformou nosso planeta, porém de uma forma não tão bacana.

Todos os seres tem um comportamento que é diretamente influenciado pela natureza. A noite tem sua importância, porque marca o período de caça ou fecundação de algumas espécies de animais, sabia? No caso dos humanos, mexe com hormônios importantes: regulando nosso sono, batimentos cardíacos e níveis de estresse.

Por isso, a redução da poluição luminosa observada nestes períodos de quarentena, seja com menos fluxo de pessoas circulando nas ruas com seus carros ou de estabelecimentos comerciais ou fábricas suspensos, tem sim efeito na nossa saúde e de outros animais.  Podemos ter nossos ecossistemas mais regulados e a manutenção da vida feita de forma mais natural e sustentável.

Do lado astronômico, é o que falamos: quanto menor a incidência de poluição luminosa, mais fácil fica observar as estrelas e o céu noturno. Esse fator, combinado ao clima mais seco do outono, temos o cenário ideal para ver talvez o céu mais lindo dos últimos tempos.

Leia também:
Os 14 melhores lugares para observar as estrelas no Brasil
5 desertos ao redor do mundo para observar as estrelas

Observar as estrelas

É claro que não estamos defendendo o advento do isolamento social e o avanço do coronavírus nessa quarentena. Porém queremos mais uma vez mostrar a vocês que tudo nessa vida tem um lado bom se a gente se permitir enxergar.

Observar as estrelas é algo feito por muitos povos desde os tempos mais remotos mas que exatamente com o crescimento das cidades e das condições de clima e poluição foi se perdendo um pouco ao longo dos anos, ou ficou reservado para lugares e passeios específicos.

Leia também:
O misticismo das estrelas e constelações na História

Agora se você tiver a chance de observar as estrelas do seu quintal ou janela, por que não?
Elas nos inspiram e nos remetem à imensidão do universo, mostrando que tudo tem um tempo e propósito.

Aproveite esse momento, repense e reflita sobre tudo o que é bom e sobre como você é privilegiado em simplesmente ter sua vida.

Ver as estrelas todos os dias

Se quiser dar um presente especial para alguém, nosso mapa das estrelas permitirá que ela as veja diariamente, com ou sem quarentena rs. São quadros decorativos que mostram o alinhamento das estrelas em determinada data e local e podem eternizar momentos especiais. Por exemplo, o dia do nascimento de alguém, o dia do primeiro beijo, um presente para namorado, homenagem para mãe…como essas, são inúmeras as possibilidades de dar o céu de presente para alguém que mereça muito. Veja como estava o céu de um dia especial =)

Nós acreditamos na força e poder do universo e por isso criamos esses mapas estelares personalizados e únicos para cada pessoa e momento. Isso porque, assim como essa fase de isolamento tem seus momentos felizes e muita coisa positiva para nos ensinar, a gente sabe que todo mundo tem um momento especial que também merece ser notado e valorizado.

Conte com a gente para observar as estrelas e siga nosso conselho: abra a janela, respire o ar mais puro e veja as estrelas que fazem parte de algo maior que nós, chamado universo.

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Carlos Drummond de Andrade: 12 frases e 5 poemas de amor

    Frases e Músicas

    Carlos Drummond de Andrade: 12 frases e 5 poemas de amor

    Sem dúvida um dos maiores nomes da literatura brasileira, Carlos Drummond de Andrade nasceu em 1902 em Itabira do Mato Dentro, Minas Gerais. Veja as melhores frases e poemas de Carlos Drummond de Andrade!

    #carlos drummond de andrade #frases #frases de amor #poema #poesia

    O melhor presente para namorado à distância

    Datas Comemorativas

    O melhor presente para namorado à distância

    Se você tem um namoro a distância, aqui te damos dicas de como lidar com essa situação e também o melhor presente personalizado e criativo para namorado à distância!

    #namoro #namoro à distância #presente criativo #presente para homem #presente para namorado #presente personalizado

    Desenhos para colorir – +40 opções entre lua, planetas e mais!

    Astronomia

    Desenhos para colorir – +40 opções entre lua, planetas e mais!

    Veja diversos desenhos para colorir com os temas do universo e também baixe um e-book grátis com estrelas para colorir!

    #colorir #desenhos para colorir