A Constelação de Órion é uma das constelações mais conhecidas de todos os conjuntos estelares já catalogados. Devido a seu tamanho, localização e por abrigar algumas das estrelas mais brilhantes de todo o céu, desperta curiosidade e é fonte constante de estudo.
De fato, há muito o que falar sobre a Constelação de Órion: tanto fatos astronômicos, quanto mistérios e histórias de antigas civilizações!
Constelação de Órion – Como Localizar
Das 88 constelações modernas catalogadas, a Constelação de Órion ocupa a 26ª posição em relação a tamanho, e está localizada no equador celeste.
Devido a esses dois fatores, é facilmente avistada por praticamente todas as regiões da Terra: tanto no hemisfério sul, quanto no hemisfério norte. Entretanto, aqui no Brasil é mais facilmente avistada em dezembro e janeiro, ou seja: nos meses de verão.
Leia também:
Os 14 melhores lugares para observar as estrelas no Brasil
Em primeiro lugar, caso queira identificá-la no céu noturno, procure o Cinturão de Órion: também popularmente conhecido pelos brasileiros como as 3 Marias. Ficou mais fácil, certo?
A partir dessas estrelas a constelação fica muito mais fácil de ser encontrada.
Por outro lado, se mesmo assim você ainda sinta dificuldade, temos uma matéria sobre como localizar estrelas no céu e em mapa das estrelas.
Inclusive com dicas de aplicativos para ver estrelas de uma forma mais simples e prática! ?
Constelação de Órion – Estrelas
A Constelação de Órion abriga 81 estrelas no total, sendo que duas fazem parte das estrelas mais brilhantes de todo o céu: Rigel e Betelgeuse.
Rigel (também conhecida como Beta Orionis, 19 Orionis) é a estrela mais brilhante da constelação e a sexta estrela mais brilhante do céu.
Sua magnitude aparente (brilho observado por um observador aqui na Terra) é de 0,18 e é uma supergigante azul que possui 85.000 vezes a luminosidade do Sol.
Leia também:
12 curiosidades e tudo o que você precisa saber sobre as estrelas
Já Betelgeuse é a segunda estrela mais brilhante da Constelação de Órion e a oitava estrela mais brilhante no céu.
É um supergigante vermelho de magnitude aparente de 0,42, com cerca de 10 milhões de anos de existência e está a cerca de 200 anos-luz de distância de nós.
De fato, pertencer à classificação gigante vermelho significa a última fase da estrela. Portanto, pode ser que logo (ou mesmo em alguns milhares de anos) essa estrela exploda, gerando um brilho tão intenso que seria possível observá-lo mesmo durante o dia.
Asterismos de Órion
Em outras palavras, asterismo significa um conjunto de estrelas que, alinhados, formam um objeto ou padrão reconhecível.
Cinturão de Órion
Anteriormente, falamos sobre as 3 Marias, que são um asterismo de Órion.
São três estrelas brilhantes (Mintaka, Alnilam e Alnitak), que formam uma linha reta – que também pode ser interpretado com o Cinturão de Órion.
Triângulo de Inverno
Da mesma forma, Betelgeuse também forma com as estrelas Sirius (da constelação Cão Maior) e Procyon (da constelação Cão Menor) o Triângulo do Inverno, um asterismo facilmente identificável nessa estação.
Nebulosa de Órion
Fonte: Telescópio Hubble
As nebulosas são nuvens interestelares de poeira, hidrogênio, hélio e outros gases ionizados, normalmente resultado de uma supernova, ou seja: produto de uma explosão estrelar.
A Nebulosa de Órion é uma das mais brilhantes do céu e pode ser vista sem binóculos em um dia de céu limpo e sem interferência de poluição luminosa.
Tem magnitude de 4,0 e está a 1.344 anos-luz de distância da Terra.
A olho nu, a Nebulosa de Órion aparenta ser a “estrela” central da constelação, ao sul do Cinturão de Órion – ou como alguns preferem citar, na espada que Órion carrega consigo.
Mitos sobre constelações – Órion
Há várias versões sobre Órion na mitologia grega, mas uma delas conta que ele era um caçador extremamente belo, filho do deus Poseidon e Euryale (filha de Minos, o rei de Creta).
Órion teria se apaixonado pelas Plêiades (as Sete Irmãs), filhas de Atlas e Pleione (filha do Oceano).
Para evitar a perseguição do caçador a elas, Zeus teria colocado a todos no céu, formando a constelação de Órion.
O aglomerado de estrelas Plêiades pode ser observado na constelação de Touro, com Órion ao lado, perseguindo-as.
Outra versão famosa é sobre a morte de Órion: um escorpião teria sido enviado pela deusa Ártemis para matá-lo, e sempre que a constelação de Escorpião aparece no céu, a de Órion se afasta (em uma eterna fuga de quem o picou).
Se quiser saber mais sobre esse mito e outros das constelações do zodíaco? Veja nossa matéria Constelações dos signos e a Mitologia Grega.
Mistério 3 pirâmides – Constelação de Órion
A Constelação de Órion, por ser facilmente identificada no céu, permitiu que muitos povos e navegantes se orientassem através dela e das constelações que a cercam.
Desde então, se tornou referência para os povos anunciando o início do verão (no hemisfério sul) e a melhor época para colheitas, por exemplo.
Porém, alguns fatos curiosos foram notados ao longo do tempo. Supostamente, as pirâmides de Gizé, no Egito, estão alinhadas exatamente de acordo com a disposição das estrelas do Cinturão de Órion.
Da mesma forma, as 3 pirâmides da antiga cidade de Teotihuacan, no México, também apresentam a mesma semelhança com as estrelas da constelação.
Tanto a pirâmide da Lua, quanto a do Sol e a de Quetzalcóatl estariam dispostas na mesma proporção e alinhamento das 3 Marias.
Somente uma coincidência?
Presente – Estrelas
Já que você se interessa pelas estrelas, constelações e universo…que tal um presente que tenha tudo a ver com esse tema?
Nós fazemos quadros com mapas das estrelas que mostram exatamente como estava o céu em determinado data, local e horário!
Dessa forma, você poderá ver com qualidade e perfeição o céu eternizado em dia especial, que pode ser tanto do passado, quanto do futuro.
Leia também:
Presente difenciado: porque criar seu mapa das estrelas conosco
Por isso, é um ótimo presente para namorado, presente para amiga ou mesmo um presente para você mesmo(a)!
Ainda, você pode colocar uma frase especial que traduza tudo o que esse momento especial representa.
Caso queira ideias, temos uma matéria com dezenas de frases e pensamentos separados por temas para você se inspirar:
Crie o seu mapa das estrelas agora mesmo, aqui.
Não deixe que o brilho se apague: faça com a Constelação de Órion e tenha um lugar especial em um céu que é só seu. ?