A Constelação de Gêmeos tem uma das mais bonitas histórias das constelações do Zodíaco! Ela faz parte dos conjuntos de estrelas descobertos e catalogados pelo astrônomo grego Cláudio Ptolomeu no século II.
É nela que se encontra o famoso aglomerado de estrelas Messier 35, que está a cerca de 2.800 anos-luz (ou 2.800 x 9,46 trilhões de km) da Terra e possui um diâmetro médio de 24 anos-luz (ou seja: 24 x 9,46 trilhões de km).
Puxa vida, não?
Confira outras informações sobre a Constelação de Gêmeos no nosso guia!
Como encontrar a Constelação de Gêmeos?
Ela é a 30ª maior constelação do céu e está localizada na zona equatorial, sendo melhor avistada no começo do inverno no hemisfério norte.
Decerto, a forma mais simples de encontra-la é buscando suas estrelas mais brilhantes: Pólux e Castor. Inclusive, você pode encontra-las se baseando nas 3 Marias ou no Cinturão da Constelação de Órion, traçando uma linha reta até Betelgeuse e voilá: você localizará a Constelação de Gêmeos!
Fonte: Stellarium
Além disso, ela está próxima à Constelação de Câncer, à Constelação de Touro e Cão Menor.
No entanto, você também pode recorrer aos aplicativos de astronomia para ver as estrelas no céu. Eles simplificam bastante a localização, principalmente para aqueles que não conseguem diferenciar facilmente os astros.
Quais as principais estrelas da Constelação de Gêmeos?
De longe, as principais estrelas são Castor e Póllux, respectivamente as estrelas alpha e beta do conjunto.
Sendo assim, Pollux é a estrela mais brilhante em Gêmeos e a 17ª estrela mais brilhante do céu! É um gigante laranja com duas vezes a massa, e nove vezes o raio em relação ao Sol.
Já Castor é um é um sistema estelar múltiplo (com seis elementos interligados), a segunda estrela mais brilhante de Gêmeos e a 44ª estrela mais brilhante do céu noturno.
Ainda que tenha outras estrelas na constelação, outro destaque se deve ao Messier 35, localizado também nela. Trata-se de um aglomerado de estrelas bastante brilhante e que data mais de 110 milhões de anos.
Messier 35
Fotne: Wikisky
Mitos sobre as Constelações do Zodíaco – Gêmeos
A suposta origem da Constelação de Gêmeos vem da mitologia grega e conta a história dos inseparáveis irmãos Pólux e Castor, nome das principais estrelas do conjunto.
Ambos eram filhos do deus romano Júpiter, que na mitologia grega equivale a Zeus.
Embora os dois fossem meios-irmãos, uma vez que Leda teria gerado Castor do seu marido (o rei Tíndaro) e Póllux de uma relação extra conjugal com Zeus.
Assim sendo, os dois filhos de Leda se tornaram muito próximos, e mesmo que Póllux fosse imortal e Castor mortal, viviam batalhando juntos.
Em uma ocasião, resolvem lutar pela posse de duas jovens comprometidas, o que se transforma em uma batalha intensa e resulta na morte de Castor.
Inconformado com a morte de seu irmão, Póllux implora para que Zeus o torne imortal. Por mais que o deus supremo não pudesse atender totalmente ao pedido, ele se comove com a tristeza do filho e partilha a imortalidade entre os dois irmãos.
Muito bonita essa história de amor e fraternidade, não? Caso queira conferir a história completa da Constelação de Gêmeos ou de qualquer outra das Constelações do Zodíaco na mitologia grega, não deixe de ler nossa matéria no blog.
Signo de Gêmeos
O Sol incide na área da Eclíptica onde a Constelação de Gêmeos está, o que a torna uma das Constelações do Zodíaco.
Muitas pessoas não sabem a origem da data dos signos, que na verdade se refere ao período que o Sol ilumina a determinada faixa onde aquele signo se encontra.
De acordo com cada faixa, a Astrologia estudou e pode perceber semelhanças significativas no comportamento e personalidade dos indivíduos que nasceram dentro de cada espaço de tempo das faixas zodiacais.
No caso de Gêmeos, essa data é de 21 maio a 20 junho, com pequenas variações de ano para ano, de acordo com o movimento de translação da Terra.
Portanto, as características dos signos seriam influenciadas por esse movimento e também pelo alinhamento dos planetas, tornando os geminianos muito comunicativos e espertos!
Interessante, não?
Presente das estrelas
Da mesma forma que a astrologia acredita na força dos astros como uma poderosa influência para nós aqui na Terra (estão aí o Sol e a Lua para provar), nós do Mapa do Meu Céu também amamos tudo o que é relacionado ao universo.
Por isso, produzimos com seriedade e qualidade o Mapa das Estrelas e o Mapa dos Planetas para brindar os dias especiais. Não entendeu?
O Mapa das Estrelas é um quadro personalizado que mostra como estava o céu em um determinado dia. Assim, é possível criar um mapa que será exclusivo àquela data a ser celebrada.
O resultado é incrível. Além disso, você pode optar por colocar ou não as constelações que estavam presentes naquele dia.
Já no caso dos Mapas dos Planetas, também é super simples criar seu quadro personalizado que mostra o alinhamento dos planetas em um momento especial.
Esses são presentes criativos para o namorado, para a amiga, ou mesmo uma forma de se presentear, colocando a data do seu próprio nascimento.
O melhor é escolher uma frase de amor que traduza tudo o que sente, ou então frases de amizade ou mensagem de amor próprio que seja forte e marcante.
Crie seu Mapa das Estrelas e/ou o seu Mapa dos Planetas e tenha a inspiração dos astros pertinho de você.
Gostou desse artigo?
Então, corre para o nosso blog e saiba mais sobre os fenômenos os astronômicos e muito mais!
Além disso, não se esqueça de acompanhar o nosso trabalho no Instagram.