A Lua é o satélite natural da Terra, o que significa que ela orbita constantemente ao redor do nosso planeta. Ela é o corpo celeste mais próximo a nós e é amplamente estudada, sendo que suas características chamam a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo. Assim como a sua beleza.
A seguir, trazemos diversas informações sobre a lua para que você entenda não somente sobre suas fases, mas também seu aspecto astronômico, astrológico e até mesmo mitológico.
Pegue seu capacete, nós vamos decolar.
Curiosidades sobre a Lua
Alguns fatos sobre ela são bastante interessantes:
-
É nosso único satélite
Enquanto o planeta Saturno tem 82 luas contabilizadas até o momento, nosso planeta tem apenas um: a Lua!
Tal quantidade recebe influência pelo tamanho que o corpo celeste maior possui e a força gravitacional que exerce.
Ainda assim, que belo satélite nós temos, não é mesmo?
-
Tem 1/3 o tamanho terrestre
O diâmetro da Lua é de 3.474,2 km, ou seja: ela possui um terço do tamanho do nosso planeta.
-
Na distância entre a Lua e a Terra caberiam todos os planetas do sistema solar
A distância entre a Lua e a Terra é de 384.400 km. Portanto, se fosse possível fazer o alinhamento dos planetas lado a lado (considerando os respectivos diâmetros), ainda restaria 4.392 km!
Contudo, a distância entre as duas é considerada relativamente “pequena”, visto que a distância entre nós e o astro rei, por exemplo, é de mais de 149 milhões de km.
-
É o segundo corpo celeste mais iluminado, mas não possui luz própria
Apesar de ser o segundo corpo celeste mais iluminado do sistema solar depois do Sol e seguida logo após pelo planeta Vênus, a lua (assim como os planetas) não possui luz própria.
O brilho que enxergamos nada mais é do que o reflexo dos raios solares em sua superfície. Conforme sua translação e o posicionamento dos astros, a vemos mais iluminada ou até mesmo não a vemos!
-
Funciona como um espelho para a Terra
Quando a lua está nas fases quarto minguante ou quarto crescente, em alguns momentos é possível observá-la com um trecho bastante iluminado e o restante de sua face com uma claridade bem tênue.
Fenômeno Earthshine Imagem: Nasa Earth Oservatory
Isso acontece porque, dependendo do posicionamento do nosso satélite, parte da luz do Sol incide na Lua e reverbera na Terra (isso se chama “Earthshine”, em inglês).
Então, esse efeito que vemos nada mais é do que nosso próprio planeta refletido nela: e quanto mais nublado ele estiver, maior o efeito!
-
Foi originada provavelmente de uma colisão
Há algumas teorias sobre o surgimento da Lua. A mais popular atualmente é de que a Terra colidiu com um corpo de tamanho aproximado com o do planeta Marte, criando uma fusão entre os dois corpos.
Isso teria acontecido há cerca de 4,5 bilhões de anos, desprendendo uma parte do material – e criando assim, a Lua.
-
Há água nela
Recentemente, a Nasa declarou encontrar água em estado líquido em uma das crateras lunares, a Clavius.
A princípio, quantidade era 354,9ml, pouco mais que uma garrafinha de água. Embora não seja muito, é um grande passo, que leva a diversos outros questionamentos sobre a superfície da Lua.
Ao mesmo tempo, pode ajudar em futuras (e mais longas) expedições ao nosso satélite natural.
Fases da Lua
Antes de mais nada, é preciso entender o movimento de translação em volta da Terra e também de rotação sob o próprio eixo.
O nosso satélite natural tem a chamada “rotação sincronizada”, indicando que tanto seu período de rotação, quanto de órbita tem a mesma duração (27 dias)
Dessa forma, nós vemos sempre a mesma face lunar.
Face oculta da Lua
Imagem: Nasa
Além disso, seu posicionamento em relação à Terra e ao Sol faz com que existam as fases da lua, que duram aproximadamente 7 dias.
Conforme o Sol se volta para a face visível da lua, a enxergamos em sua totalidade. Senão, a vemos parcialmente ou simplesmente não a enxergamos.
Veja abaixo a regrinha para cada fase:
- Cheia: o Sol ilumina totalmente a parte da Lua voltada para a Terra;
- Minguante: menos luminosidade, fazendo com que a enxerguemos parcialmente – na forma de um “C ao contrário”;
- Nova: somente a “face oculta” é iluminada, fazendo com que a gente não enxergue a lua ou a veja com pouca luminosidade;
- Crescente: transição da fase nova para a cheia, recebe luminosidade parcial, do lado oposto a minguante;
Na matéria sobre as influências da lua, falamos um pouco sobre como as fases afetam a vida no nosso planeta (e claro, as nossas próprias).
O espetáculo que apresenta em cada período é mágico e constantemente alvo de belas imagens de astrofotografia!
A Lua na Astrologia
No campo astrológico, a lua é praticamente tão importante quanto o sol para nós.
Enquanto ele representa a nossa essência e personalidade (o masculino e a razão), a lua diz muito sobre como nos apresentamos ao mundo (feminino e afetos).
Ela representa a ancestralidade, nossas raízes e também fala sobre o nosso passado. O signo lunar indica como lidamos com nossos sentimentos e mágoas.
Falar sobre a lua na astrologia é dizer como se dão as trocas em todas as nossas relações: o quanto afetamos aos demais e o quanto somos afetados de volta.
Também se associa a Casa 4, que reflete o lar e a família.
O posicionamento lunar em determinada casa astrológica indica a área onde as emoções transitam e oscilam mais ou mesmo onde se pode observar alguma introspecção.
Por fim, a lua rege o signo de Câncer, supostamente o mais sensível do zodíaco. O instinto protetor e afetivo da figura materna e feminina é facilmente identificado nos cancerianos.
Lua na Mitologia
Na mitologia grega, a Lua é representada por Selene, filha do titã Hiperion e Téia (deusa da luminosidade), neta de Urano (deus do firmamento). Também é irmã de Hélio (Sol) e de Eos (Aurora).
Devido à tamanha importância que possui, muitos mitos foram criados a respeito dela.
Em um deles, Hélio teria se afogado nas águas do rio Erídano e ao saber disso, inconsolada, comete suicídio. Os deuses se comovem e a levam aos céus, representada por uma bela jovem que conduz uma carruagem com cavalos muito alvos e velozes.
Já em outra versão desse mito, os titãs teriam se reunido e com inveja do Sol, o afogam no Erídano. Ao que a irmã não se conforma, tira a sua própria vida.
Em sonho, Hélio aparece para Téia, mãe desconsolada e informa que os dois habitam o Olimpo, revezando entre a noite e o dia, levando luminosidade à Terra.
Além disso, muitos outros mitos associam a Lua à fertilidade e à múltiplos relacionamentos. Os principais seriam com o mortal Endimion, a grande paixão da sua vida (com quem teve 50 filhos) e ao de Pã, com que teve quatro filhos: Victor (lua crescente), Romera (lua cheia), Aluzia (lua minguante) e Krinus (lua nova).
Seja como for, a Lua sempre esteve associada à feminilidade, aos sentimentos profundos e ao amparo. O que faz bastante sentido com o que falamos na área astrológica!
A lua de presente
Que ela é fonte constante de inspiração, todos sabem!
Mas já pensou em dar um presente criativo que mostrasse o posicionamento da lua no céu noturno em um dia especial para você ou para alguém querido?
Sim! Nós do Mapa do Meu Céu recorremos aos principais catálogos astronômicos para eternizar a imagem de uma data (do passado ou do futuro) e mostrar como o universo estava naquele momento. Lindo, não?
Nesse quadro personalizado é possível incluir a lua (dependendo da fase que se encontrava no dia e se ela estava visível ou não no determinado horário) e também personalizar diversos outros aspectos!
Inclusive, após escolher o modelo preferido do seu Mapa das Estrelas, é possível personalizar com frases e pensamentos e torna-lo ainda mais especial!
Crie o seu mapa celeste agora e tenha todo o poder e mágica do universo pertinho de você ou de alguém importante.
Gostou desse artigo?
Então, corre para o nosso blog e saiba mais sobre astronomia e muito mais!
Além disso, não se esqueça de acompanhar o nosso trabalho no Instagram.